Tomada que não dá choque: projeto vencedor do Inova SENAI 2017 é destaque na NordesTV

A curiosidade das crianças e o trabalho das donas de casa podem levá-las a algumas situações perigosas principalmente perto de objetos relacionados à eletricidade como fios, cabos e tomadas. A solução veio de jovens alunos talentosos que colocaram em prática os ensinamentos de professores do SENAI Jacarecanga. É uma tomada que não dá choque chamada de Smart Plug. A novidade foi apresentada por eles, na tarde desta terça-feira, 1º de agosto, durante gravação de matéria para o Programa Pode Contar da NordesTV, que é emissora afiliada local da Band e ligada ao Sistema Jangadeiro de Comunicação.

A tomada inovadora que não dá choque tirou o 1º lugar na edição estadual do Inova SENAI 2017 na categoria produto inovador. O anúncio foi feito em abril, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante o encerramento do Inova Ceará. O Smart Plug também levou o prêmio de júri popular.

Alunos e professores da unidade do SENAI Jacarecanga, em Fortaleza, são responsáveis pela invenção.  O repórter Raphael Moura entrevistou os responsáveis pelos inventos, as ex-alunas do curso de mecaatrônica, Alessandra Fernandes Lopes e Rita de Kássia da Silva Araújo e o professor Rafael Rodrigues da Silva.  O instrutor educacional e responsável por projetos especiais do SENAI Jacarecanga, Klayton Cardoso, também concedeu entrevista para falar sobre o processo de desenvolvimento da ideia do projeto. Além dos entrevistados, o professor Paulo Francisco Jordão também faz parte do grupo de inventores. Ele não pôde comparecer a gravação.

A invenção chamou atenção daqueles que conferiram o Inova e quatro empresas, entre elas uma de eletrodomésticos, por ser uma tomada inteligente com sensores de presença de objetos que possam transmitir choque para crianças e donas de casa por exemplo.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI, ligado ao Centro de Excelência em Inovação da FIEC, em Maracanaú, está desenvolvendo um protótipo definitivo para que possa agregar mais valor à ideia e apresentar esse potencial negócio a empresas e investidores interessados.
Recentemente, o projeto foi um dos apresentados no Inova que passaram pelo processo de depósito de patente para que a ideia vire negócio de fato e chegue ao mercado. O projeto foi submetido a esse processo graças a parceria com o escritório Remer Villaça & Nogueira, por meio do Projeto Estruturante da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit – CE).

O "apadrinhamento" para o depósito da ideia como patente  consiste no apoio ao desenvolvimento do protótipo pela equipe do CEI e a proteção intelectual e transferência de tecnologia pelo NIT do SENAI com apoio da Unidade de Inovação e Tecnologia da mesma instituição. Para falar sobre esse depósito de patente, o repórter entrevistou o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do SENAI/CE, Pablo Padilha.

Você lembra no começo dessa matéria que a Smart Plug surgiu como forma de proteger crianças e donas de casa dos perigos da eletricidade? A NordesTV também ouviu pais de crianças e donas de casa sobre a invenção.

Saiba mais

Na etapa estadual do Inova SENAI 2017 participaram 76 competidores cearenses organizados em 19 equipes das unidades do SENAI Barra do Ceará, Jacarecanga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mucuripe, Parangaba e Sobral. Em 2018, ocorrerá a seleção dos projetos para o Inova SENAI nacional. As equipes que participaram do evento estadual poderão inscrever seus trabalhos.

Relembre:

Apresentação sobre o Smart Plug durante o Inova desse ano

Dia da premiação

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA