PDA promove cursos em Juazeiro do Norte

Com o objetivo de caracterizar os principais regimes tributários previstos na legislação brasileira - Simples, Lucro Presumido e Lucro Real - de forma que os participantes possam avaliar qual deles é mais adequado e econômico para suas empresas, a CNI/FIEC/SEBRAE por meio do NUCOP/PDA realizou no dia 3/8, em Juazeiro do Norte, o curso “Como pagar menos tributos?”. Participaram do evento profissionais dos setores de calçados e demais segmentos estratégicos da região

O curso foi facilitado por Gilcarlos Bessa, bacharel em Ciências Contábeis - UNIFOR/CE; bacharel em Direito pela UNIFOR/CE; especialista em Gestão Empresarial, tributação, auditoria e planejamento tributário alcançados nos seus 20 anos de profissão atendendo a várias empresas nesse período.

Durante o curso, Bessa discorreu sobre o sistema tributário brasileiro; regimes tributários: lucro real, lucro presumido e simples nacional; regras de escolha dos regimes tributários; apuração de tributos nos regimes tributários vigentes; como pagar menos tributos e pontos positivos e negativos de cada regime.

No dia 2/8, o PDA realizou também em Juazeiro do Norte o curso “Como fazer gestão de SST na era do eSocial". O curso teve o propósito de apresentar os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando pontos de atenção relacionados à gestão do cumprimento das obrigações de SST e incentivando a ação coletiva para buscar a modernização da legislação trabalhista e previdenciária. Participaram do evento profissionais dos setores de calçados, bebidas, construção civil e colaboradores do SESI.

O curso foi ministrado por Gustavo Werner, engenheiro ambiental, engenheiro de segurança do trabalho, pós-graduação em planejamento e gestão ambiental, consultor há 10 anos em gestão de segurança do trabalho e higiene ocupacional

Durante o evento, Werner fez uma contextualização do eSocial no âmbito do Ministério do Trabalho, do Ministério da Fazenda e do Ministério da Saúde e Interministerial e do Judiciário, bem como os impactos do eSocial na gestão de SST: qualificação cadastral, fatores de risco e boas práticas de SST e a ação da indústria para a competitividade.

A promoção dos cursos é do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), executado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Sebrae, por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA