Indústrias cearenses já podem aderir ao Programa de Qualificação para Exportação

Indústrias cearenses dos setores de alimentos, bebidas, têxtil e confecção, que nunca exportaram ou que tiveram uma pequena experiência com comércio exterior, podem participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). De olho nessas oportunidade, os empresários lotaram o auditório Luis Esteves Neto, na FIEC, para acompanhar quinta-feira (27/7) os lançamentos oficiais da iniciativa e do seu núcleo operacional do Ceará.  O evento foi uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Núcleo funcionará no 2º andar da Casa da Indústria e será coordenado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação em exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como estratégia organizacional, determinação do preço de exportação , finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. O Núcleo do Ceará vai atender até 190 empresas até 2018.

O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, representou o presidente da FIEC, Beto Studart durante os lançamentos. Ele disse que é uma prazer a FIEC ter a confiança da Apex para conduzir um programa tão importante para o empresariado. Ele lembrou da necessidade de se ter um Núcleo no Estado. Um dos nossos associados do ramo de polpas de frutas, em Jaguaribe, chegou a ser procurado pelo PEIEX de Pernambuco porque não tínhamos esse benefício aqui. Agora que temos, tenho certeza de que o CIN executará tão bem o Programa que será modelo para o país", reforça.

A gerente do Centro Internacional de Negócios, Karina Frota, disse que a parceria da Apex com o CIN e a FIEC já é antiga e consolidada com o funcionamento da 2ª agência avançada da Apex Brasil no país. Agora, segundo ela, o desafio é além da orientação. É capacitar as empresas para que se tornem competitivas no mercado internacional. "O Ceará duplicou o número de exportações entre 2016 e 2017. Nós podemos mais. O PEIEX será a ferramenta para ampliar a alavancar a nossa pauta de exportações de produtos. Para isso, as empresas devem se adequar ao Programa e gerarem resultados", incentiva.


A coordenadora de Competitividade da Agência, Adriana Rodrigues. apresentou em linhas gerais a atuação da APEX e o PEIEX. Segundo ela, quando as empresas começam a exportar, elas acabam sendo estimuladas a inovar, contratar pessoas especializadas, e a desenvolver novos produtos. “O PEIEX, coordenado pela Apex-Brasil e executado em 16 estados com o apoio de parceiros, atende uma necessidade de qualificar as empresas brasileiras, em especial as pequenas e médias, para que possam melhor enfrentar a concorrência nos mercados externos. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para que possam melhor aproveitar as ações de promoção comercial que a Apex-Brasil realiza regularmente. Entre 2009 e 2016 atendemos mais de 16 mil empresas em todo o país”, afirma.

Os técnicos que prestam atendimento às empresas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram nas fases de diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses por empresa, e estas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das melhorias, que podem variar desde a indicação de busca por soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto. A monitora do Programa do Ceará, Roberta Mota, deu detalhes sobre o funcionamento do Programa no Ceará. " Começamos o programa em janeiro. Já atingiamos 40% da meta atendendo empresas em Fortaleza e Região Metropolitana. Vamos avançar para o interior, assim como fizemos em Marco, chegaremos em Russas e Juazeiro do Norte", aposta.

Foram apresentados dois casos de sucessos do PEIEX no Ceará como forma estimular outros empresários a fazer o mesmo. O empresário Juliano Pessoa falou sobre a experiência em receber a equipe do Programa para iniciar a internacionalização dos produtos da Greenbag, que fabrica bolsas, malas e mochilas ecológicas. Por sua vez, André Siqueira apresentou o Projeto "Sindialimentos Além Fronteiras", conduzido pelo Centro Internacional de Negócios, pelo qual um grupo de empresários associados ao Sindicato participaram de uma missão internacional e expuseram seus produtos em uma feira em Portugal. Além disso visitaram universidades, institutos politécnicos e uma associação empresarial. Os contatos feitos resultaram na futura vinda de empresários portugueses aqui ao Ceará a fim de conhecerem as empresas cearenses que foram a Portugal. Esse intercâmbio fortalecerá o comércio exterior entre cearenses e portugueses. O Sindialimentos participa do PEIEX com 14 empresas.

Ao final, empresas do setor de defesa, gráfico e químico demostraram interesse em aderir ao Programa. Os empresários interessados preencheram uma ficha de inscrição.

Saiba mais

A Apex-Brasil operacionaliza o PEIEX por intermédio de convênio com instituições de ensino ou de pesquisa, e operacionaliza 39 núcleos que congregam os profissionais especializados, localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. No biênio 2017/2018, a meta de atendimento nacional é de 3.500 empresas.


Serviço:

PEIEX no Ceará

Mais informações – 85 3421-5417/ peiex@sfiec.org.br

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA