FIEC, Sebrae, Sindcafé e Aflora Café promovem curso com produtor de café premiado

O aroma do café ecológico está ocupando as cafeterias mais modernas de Fortaleza. Para chegar e conquistar de vez o público da capital, existe uma necessidade de cuidados no manejo nesse período de pós-colheita para produção desse café especial do Maciço de Baturité. Sem contar na necessidade dos produtores trabalharem em conjunto. Pensando nisso, a Aflora Café, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) , Sindcafé e Sebrae vão promover, de 1º a 4 de agosto, esse curso que tem como objetivo apresentar aos produtores de café os métodos de colheita e pós-colheita que beneficiam a melhoria do produto.

A qualificação em campo será realizada no sítio Águas Finas, em Guaramiranga, na Rota Turística do Café Verde, no Maciço de Baturité. Participam do evento do presidente do Sindcafé, Jocely Dantas, o articulador da unidade setorial da indústria do Sebrae Ceará, Herbart dos Santos, e a gerente do Núcleo de Convênios e Parcerias (NUCOP), Dana Nunes.

O curso será conduzido por Clayton Barrossa Monteiro, produtor rural de café renomado nacionalmente, da Fazenda Ninho da Águia, localizada no Alto Caparaó, em Minas Gerais. Ele é bicampeão do prêmio "COFFEE OF THE YEAR". A vinda dele aconteceu a partir de uma articulação do Núcleo de Convênios e Parcerias - NUCOP, da FIEC, a partir de uma reunião com produtores de café realizada em junho último, na Casa da Indústria.

No programa do curso, capacitação, aula de campo e bate-papo sobre como produzir café de qualidade, o manejo do café, colheita e pós colheita tendo como exemplo a Fazenda Ninho da Águia e outras propriedades, além de degustação do café ecológico e sombreado comparando com uma marca de café comercial vendido em supermercado.

Segundo Dana Nunes, todos os produtores de café da Região do Maciço do Baturité podem participar do curso, além daqueles que foram reconhecidos como agroindustriais. "Desde o ano passado, o NUCOP, juntamente com o Sebrae, vem reunindo-se com alguns produtores que viraram empresários e se filiaram ao Sindcafé daquela região para que possam aperfeiçoar as etapas do seu processo produtivo da colheita até produção do café. A intenção é trabalhar o potencial econômico deles tendo em vista o diferencial do café orgânico e especial no mercado", enfatiza.


Serviço:

Programação do curso
Capacitação
Dia:1º de agosto
Horário: às 16h

Aula prática - visita de campo
Datas: de 1º a 3 de agosto (dia todo)
Objetivo: visitar alguns produtores após a realização da capacitação para averiguar as práticas de colheita e entender o que está sendo feito e o que pode ser melhorado agregando valor e qualidade no café produzido na região.

Bate-papo com os produtores
Data:  4 de agosto (dia todo)
Objetivo: traçar meta e/ou direcionar estratégias de acordo com as condições dos produtores. A ideia é passar um pouco do que a Fazenda Ninho da Águia faz, o que deu certo e errado, além da troca de informações, buscando entender a realidade da região, em busca de fazer um café melhor e com foco na qualidade.

Foto: facebook Café Novo de Mulungu

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA