Deltan Dallagnol participa na FIEC do Fórum Ideias em Debate


O procurador do Ministério Público Federal e coordenador da Operação Lava-jato, que investiga crimes de corrupção na Petrobras, Deltan Dallagnol foi palestrante, a convite do Centro Industrial do Ceará (CIC), de mais uma edição do Fórum Ideias em Debate da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na noite de ontem (20/7). Empresários, formadores de opinião, jornalistas, estudantes e militantes participaram do evento e lotaram os auditórios e o pátio externo da Casa da Indústria.

O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Aluíso Ramalho Filho abriu o evento expressando a indignação e cansaço dos empresários com o cenário político brasileiro. "Nós não aguentamos mais. A Operação Lava-Jato traduz esse nosso sentimento. Chegamos em um momento em que a população começa a rechaçar a corrupção. Queremos um país justo e desenvolvido e temos que agir porque é a nossa mudança de atitude que mudará o Brasil", disse.

Dallagnol disse ser importante trazer, por meio do Fórum Industrial Ideias em Debate, a discussão da ética para a mesa empresarial e assim tornar um ambiente melhor de negócios. O procurador contou algumas histórias relatadas em seu mais recente livro "A luta contra a corrupção". Uma delas enfatiza que esse combate se deve ao fato do envolvimento e da maior participação das pessoas.

Em março de 2014, no prédio do Ministério Público Federal, em Curitiba, uma colega de trabalho de Deltan o convidou para assumir um caso que se tornaria mais tarde, a Operação Lava-jato. “A decisão que tomei ali impactou a minha vida pelos próximos anos e impactou o modo como a Lava-jato aconteceria”, conta. Hoje o modelo adotado de investigação da Operação conta com quatro pilares. O primeiro é a colaboração premiada, um recurso já adotado por Deltan no caso Banestado. O segundo é a cooperação interna e internacional. O terceiro pilar é o cumprimento de fases e o quarto é a comunicação social. A força da Operação fez com que fosse criado o primeiro website com os dados e desdobramentos da investigação.

Dallagnol destacou a importância de que a sociedade faça jus ao direito do voto e que eleja realmente quem a represente. “É necessário que paremos de falar que os nossos representantes não nos representam. Nós ficamos esperando heróis que nos salvem e isso de ter heróis na Lava-jato é péssimo, porque nos faz ficar sentados esperando que os heróis nos salvem. Ficamos na posição de vítima. Só vamos conseguir alcançar um Brasil melhor se formos autores da própria história”, disse em tom motivacional.

O Fórum Ideias em Debate desta quinta-feira foi uma iniciativa do Sistema FIEC em parceria com o Centro Industrial do Ceará (CIC) e tem o objetivo de fomentar reflexões acerca de temas relevantes e ampliar o conhecimento e mobilização de industriais de todos os setores. A iniciativa conta com uma série de palestras com personalidades de diversas áreas para trazer informações atualizadas visando o fortalecimento do setor produtivo e desenvolvimento de toda a sociedade.

  

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA