Cônsul argentino visita a FIEC para incentivar comércio com o Ceará

Em 2016, os produtos que o Ceará mais vendeu  para Argentina foram calçados e combustíveis. Na outra ponta da balança comercial, os produtos que o Ceará mais comprou dos argentinos foram cereais, no caso o trigo para os moinhos, e máquinas industriais. Em valores, os cearenses compram mais da argentina do que esse país do nosso Estado. Quase US$ 135 milhões contra US$ 120 milhões. Com o intuito de equilibrar os negócios entre a Argentina e o Ceará, o presidente da FIEC, Beto Studart, e o presidente da Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, receberam na tarde de terça-feira (11/7) o cônsul-geral da Argentina em Recife, Jaime Beserman.

A exemplo das Câmaras de Comércio Brasil-Portugal e Brasil-Alemanha, há possibilidade da criação de uma Câmara de Comércio Brasil-Argentina no Ceará. Como também um Consulado. "As federações da indústria e do comércio estão juntas ao lado da Argentina. Assim como nos aproximamos da academia, temos interesse que os empresários dos dois setores estreitem relacionamento de comércio exterior no Mercosul pela Argentina. Esse é nosso papel como articulador", enfatizou Beto Studart.

O cônsul afirmou que  a embaixada está empolgada em fortalecer o intercâmbio comercial com o nordeste brasileiro. "Precisamos ter uma instituição local nesse trecho da região com abrangência para o norte do Brasil. O produto argentino poderá ser vendido além do sul e sudeste com o preço bom por conta do frente barato dos navios até Suape e quem sabe até o Pecém. Em contrapartida, podemos fortalecer missões empresariais de brasileiros", destacou. "É necessário que para aumentar a produtividade do Brasil e da Argentina sejam abertos mercados para o intercâmbio comercial, trazendo novos investimentos para superarmos ambientes instáveis da economia e política", acredita Gastão Bittencourt.

Pela FIEC, participaram do encontro a gerente do Centro Internacional de Negócios, Karina Frota, e o assessor de assuntos internacionais da presidência da FIEC, Eduardo Bezerra. Além da FIEC, o cônsul teve encontro com a vice-governadora, Izolda Cela, e com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA