Empresários de móveis cearenses querem vender produtos nos EUA

O mercado de móveis nos Estados Unidos gira em torno de U$ 100 bilhões segundo pesquisa do governo norte-americano. Empresas de móveis cearenses estão de olho nessa oportunidade de negócios. Nesta segunda-feira (10/7), industriais de oito empresas ligadas ao Sindmóveis e participantes do projeto da Ceará Móveis Export reuniram-se na FIEC para conhecer o resultado de viagem de negócios do consultor Cézar Ramos às cidades americanas de Houston, Miami e Nova York. Dando continuidade ao Projeto após missão dos empresários ao Estados Unidos, o consultor foi em nome dos empresários ver o modo de comercialização de móveis naquele mercado e as possíveis formas de entrada dos produtos cearenses. Ele trouxe informações comercias de 12 empresas distribuidoras ou de venda direta ao consumidor americano.

Filtrando as informações, os empresários viram três grandes oportunidades de vendas diretas em empresas de Houston, com a amostra de produtos para os lojistas por meio da empresa Unique Furniture; em Miami em negociação com a empresa brasileira Artefama que atua no mercado americano e que poderia ser negociada com a mesma uma exportação inicial de degustação de mercadorias; e pela empresa Eldorado em Miami desenvolvendo um produto inovador e diferenciado nos Estados Unidos. Isso só será possível, segundo a consultoria, de três maneiras: por meio da comercialização em plataforma online de negócios, chamada, "Global Retail Solutions", por onde estão reunidas grandes magazines como Sam´s e Wallmart; negociando por meio de um comerciante que intermediasse os negócios direto de Miami; ou por meio de investimento direto em armazéns distribuidores nos Estados Unidos.

Ao final da reunião, o presidente do Sindmóveis, Geraldo Osterno, disse que o ideal é começar o comércio exterior nos Estados Unidos com empresas de fácil acesso de negociação. "O Ceará já fabrica móveis de qualidade que pode atender ao gosto refinado e exigente dos norte-americanos. Desde os mais ricos aos mais populares", explica.  Os empresários ficaram de decidir se a negociação será em grupo ou por cada empresa. A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, aconselhou aos empresários que não deixem passar a oportunidade de entrar no mercado norte-americano com uma pequena negociação que pode se avolumar e crescer para outros pedidos de exportações de móveis cearenses.


Ceará Móveis Export

O projeto  é uma iniciativa do Centro Internacional de Negócios da FIEC em parceria com o Sindmóveis. Participam do projeto oito empresas filiadas ao Sindmóveis. Elas receberam capacitação, assessoria e um plano de exportação customizado de acordo com suas características e necessidades. As indústrias também participaram durante o projeto de um encontro de negócios em Fortaleza com compradores internacionais, de uma missão comercial aos Estados Unidos e de rodada de negócios no Panamá. O projeto contou com a parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor), através do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex). Como um dos resultados do projeto, as exportações de móveis cearenses cresceram 43,4% nas exportações em 2016 em relação ao ano anterior, totalizando um volume de US$ 843.378 em vendas ao exterior.  Entre os principais produtos exportados estão estufas pré-fabricadas, móveis de madeira, móveis de metal e assentos estofados. Os países que mais importaram das empresas cearenses foram Indonésia, Porto Rico, Panamá, China e República Dominicana. Destaque para o Panamá, um dos países trabalhados no projeto Ceará Móveis Export, que comprou do Ceará US$ 60.184 - 309,6% a mais que em 2015. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA