SESI/CE já certificou 108 trabalhadores através de nova metodologia para Educação de Jovens e Adultos

Há praticamente 43 anos sem estudar, se não considerado o breve retorno em 2005, José Rodrigues Feitosa recebeu neste mês sua certificação do Ensino Médio. Agora com 60 anos, o técnico de serviços elétricos da Empresa Guararapes havia abandonado seus estudos por causa de trabalho há muito tempo, como milhares de brasileiros. Ele é um dos 108 trabalhadores cearenses que acabam de receder do SESI/CE o certificado de conclusão de ensino médio graças a um novo sistema de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A Nova EJA introduz uma metodologia inovadora no ensino de adultos no Brasil, chamada de “Reconhecimento de Saberes”, que visa identificar as competências desenvolvidas pelos alunos ao longo de sua vida, mesmo que fora dos muros da escola.

Depois de realizar uma série de estudos e pesquisas, o Departamento Nacional do SESI identificou que um dos principais problemas que leva jovens e adultos à evasão escolar é o modelo atual de ensino, com um currículo que foge à realidade dos estudantes. É o que diz Genuíno Bordignon, consultor do SESI que participou ativamente da construção da Nova EJA: “O currículo é a pista escolar feita para a criança e o adolescente seguirem uma trilha de aprendizagem. O adulto que não seguiu essa pista, ficou como um germe empacado? Não, ele trilhou sua trilha por fora. Cresceu, amadureceu, aprendeu. Ele não ficou parado. E o que foi aprendido precisa ser considerado”.

No Ceará, duas turmas-piloto foram finalizadas, nas empresas Guararapes e Vulcabras. Os 108 trabalhadores certificados representam 60% do total de alunos que passou pela metodologia. Por meio da aplicação de exercícios bem diferentes de uma prova regular, o SESI identifica os conhecimentos que o estudante já possui e que, portanto, não precisam ser sistematizados, poupando tempo. Se identificadas todas as competências exigidas, o aluno recebe o certificado de conclusão do ensino médio ao final do processo. Há ainda a possibilidade de o estudante cursar apenas as disciplinas daquela área do conhecimento no qual tem mais dificuldade, diminuindo seu tempo na escola.

Com sua certificação em mãos, José Rodrigues já pode fazer outros planos, antes considerados ousados demais. Sua pretensão é fazer um curso técnico do SENAI, para que este possa se especializar e crescer ainda mais em sua área. Dizem que a educação dá asas. Agora, José pode alçar voo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA