Assembleia Legislativa comemora 40 anos do Sindialimentos e 30 anos do Sindquímica em solenidade

Uma sessão solene conjunta na Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, na noite desta quarta-feira, os 30 anos do Sindquímica e os 40 anos do Sindialimentos, sindicatos industriais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Na ocasião, no Plénário 13 de maio, foram homenageados pelo setor químico, com entrega de placas, os ex-presidentes do Sindquímica, João Fernandes Fontenelle (1980/2004); José Dias de Vasconcelos Filho (2004/2012); e o atual presidente, Marcos Antônio Ferreira Soares (2012/2020). A frase de homenagem nas placas reforçam a importância do setor industrial no estado: " Uma indústria que gera trabalho constrói o futuro do Ceará".

Já pelo ramo de alimentos, foram homenageados ainda os ex-presidentes do Sindialimentos, José Flávio Costa Lima (1977/1980 e 1984/1992) e Antônio Edmilson Lima (1980/1983) - in memoriam -; Alexandre Costa Lima Neto (1993/1994); Antônio Edmilson Lima Júnior (1995/1996 e 2004/2007); Décio Alves Barreto Júnior (1997/2000); Maria Betânia Rabelo (2001/2004); José Alberto Costa Bessa Júnior (2007/2014); André de Freitas Siqueira ( 2014/2018)

Para o deputado estadual Carlos Matos, autor da proposta da sessão solene, esses dois setores, relativamente novos no parque industrial do Ceará, são de grande potencial de expansão e de extremo valor para a economia local. "É importante valorizar tudo que já foi feito até hoje pelas lideranças do setor e que permitiu que a indústria chegasse a esse patamar que temos hoje, de empresas locais se destacando em meio a gigantes internacionais", discursou.

O parlamentar também parabenizou os líderes do Sindiquímica e defendeu uma maior participação da economia nesse segmento. “O setor químico no estado do Ceará tem grande potencial. O setor de biofármacos, por exemplo, é um setor que cresce no mundo inteiro. Nós temos que ter uma participação maior da economia cearense nesse setor”, salientou.

Carlos Matos enfatizou ainda a importância do setor de alimentos para a economia cearense, afirmando que o Sindialimentos tem na inovação a sua marca. “O setor de alimentos é muito importante para a economia brasileira, especialmente para a economia cearense, porque temos potencial de fazer mais. Mesmo não tendo na agricultura a sua base para processar, a indústria de alimentos é forte no Ceará, é forte na agricultura, é forte em segmentos que não se imaginava que o Ceará pudesse ter expressão tão grande”, avaliou.

Para o presidente do Sindiquímica, Marcos Soares, o reconhecimento e a colaboração do estado são fundamentais para o desenvolvimento do setor. “Agora, com a ajuda do estado, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do secretário César Ribeiro, e da presidente da Adece, Nicole Barbosa, nós temos a oportunidade de dar prosseguimento na área da saúde. Com a implantação de políticas do governo do Ceará, o estado vai dar um salto muito grande, porque o setor químico é um setor muito qualificado, então a gente tem essa oportunidade”, frisou.

Já o presidente do Sindialimentos, André de Freitas Siqueira, destacou a busca por agregar outros segmentos ao sindicato como forma de superar crises. “Sem dúvida, superar crises e dificuldades juntos é mais fácil do que isoladamente. Durante os três anos que estou no sindicato, a entidade conseguiu crescer de 29 empresas para 110 empresas – o que representa um aumento de quase 400%, por procurar agregar outros segmentos ao sindicato, inclusive de alimentos”, explicou.

Também participaram da solenidade o diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Aluísio Ramalho Filho; e a presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), Nicolle Barbosa, além de empresários associados e diretores dos dois sindicatos e familiares do empresários homenageados.

Saiba mais:

O Sindialimentos completou, em 2016, quatro décadas marcadas pelo movimento industrial em busca de ações coletivas  para beneficiar o setor, permitindo aos filiados participarem de consultorias, capacitações, feiras e missões, e ao sindicato implementar programas com foco na internacionalização, sustentabilidade e aumento de competitividade.

Já o Sindquímica, ao longo desses 30 anos, tem atuado no desenvolvimento e fortalecimento dos setores químicos, farmacêuticos, cosméticos, saneantes, colas, tintas, hospitalares, veterinária, plásticos e defensivos agrícolas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA