FIEC sedia treinamento para agentes de comércio exterior

A Casa da Indústria sedia até quinta-feira (1/6) o treinamento para agentes do Comércio Exterior, uma iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do seu Centro Internacional de Negócios, do Sebrae e da Câmara Temática de Comércio Exterior da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Participam do curso cerca de 30 agentes de instituições como Correios, ZPE, Unifor, Câmara Brasil-Portugal, Sebrae e FIEC. A iniciativa integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).

A abertura do treinamento nesta terça-feira (30/5) foi feita pelo presidente da Câmara Temática de Comércio Exterior da Adece, Rômulo Alexandre Soares. Ele afirmou que a Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (Redeagentes) teve início em 2000 com o objetivo de capacitar multiplicadores de conhecimentos em comércio internacional. A analista do Núcleo de Mercado da Unidade de Gestão e Desenvolvimento de Soluções do Sebrae Ceará, Marta Campelo, que também é uma das facilitadoras do curso, ressaltou a importância da difusão da cultura exportadora e do estímulo à inserção de empresas de pequeno porte no mercado externo.    

A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, destacou a importância das parcerias, especialmente com o MDIC, Sebrae e Adece, para que o curso pudesse ser viabilizado. “Hoje nós somos Estado do Ceará, independente da instituição. O nosso compromisso é com as empresas, é torna-las competitivas para o comércio internacional”, disse.  

O treinamento está sendo ministrado pelo analista de Comércio Exterior do MDIC, Miguel Marques, e pela analista do Sebrae Ceará, Marta Campelo. A capacitação de agentes de comércio exterior é uma das principais atividades do projeto Redeagentes, cujo objetivo é ampliar e fortalecer a rede de especialistas, vinculados às diversas instituições parceiras, públicas e privadas, em todos os Estados brasileiros, para atuarem como multiplicadores de conhecimento e técnicas inerentes ao comércio internacional, identificando potencialidades de empresas e produtos, prestando assistência às micro e pequenas empresas que desejem exportar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA