Ação Global supera expectativas com a realização de mais de 40 mil atendimentos

A fila em frente ao SESI Parangaba começou a se formar antes das 6 horas da manhã. Centenas de pessoas aguardavam pacientes a abertura dos portões que as levaria ao mutirão de cidadania agendado para aquele dia 27 de maio: o Ação Global 2017. Ao fim da tarde, 13 mil pessoas haviam passado pelo evento, que totalizou 43.133 atendimentos em diversas áreas, como saúde, educação, lazer e esporte.

A espera que chegou ao fim quando o aglomerado de gente pôde entrar e conferir os 50 serviços gratuitos disponíveis foi muito além das horas de descanso perdidas naquela manhã de sábado. Findou-se ali também a peleja dos que esperavam há meses por uma consulta médica, por um atendimento jurídico, pela oportunidade de um corte de cabelo ou pela alegria de proporcionar aos filhos um momento de diversão.

A dona de casa Natanaele Lima, de 22 anos, convive há meses com os pedidos do filho Nícolas, de 7 anos, de uma ida dentista. “Tentei muitas vezes no posto, mas sempre tem algum problema. Ou não tem vaga, ou não tem dentista, ou não tem material”, explica a mãe. O dente do menino estava com um pequeno orifício e todas as professoras da escola já haviam alertado Natanaele sobre a importância de uma consulta odontológica. Enquanto aguardava do lado de fora da unidade móvel do SESI onde em breve seria atendido, Nícolas confessou estar com medo de conhecer o “doutor dentista”, mas prometeu ser corajoso. “Nunca fui no dentista, mas escovo os dentes direitinho”, defendeu-se o menino.

A aposentada dona Terezinha Valentin, de 78 anos, ainda caminhava com dificuldade pelo espaço do SESI Parangaba, mas não quis perder a chance de consultar um clínico geral no Ação Global. “Passei seis dias sem conseguir me mexer, não sei se estou com chikungunya ou labirintite. Vi na TV que teria consultas aqui e pedi para um vizinho me deixar. Eu moro sozinha e não conto com muita gente, ainda bem que apareceu o SESI”, consolou-se.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a realização do casamento coletivo, quando 14 casais oficializaram união. Robster Abrantes e Antônia Eliszângela estavam entre eles. “Já estamos juntos e felizes há anos, temos até uma filha que é fruto dessa união, mas eu sentia falta de poder dizer que sou casada, acho que é diferente perante a sociedade”, explicou a noiva. A cerimônia foi acompanhada pelo diretor financeiro do Sistema FIEC, Edgar Gadelha, pela superintendente geral do Sistema FIEC, Juliana Guimarães; pelo superintendente do SESI Ceará, Erick Picanço; e pela gerente de Saúde e Segurança para a Indústria, Kassandra Morais.

A atriz global Erika Januza prestigiou o Ação Global 2017. “Estou encantada com o evento, principalmente com esse casamento. É um evento maravilhoso com todos esses serviços acontecendo no mesmo dia”, disse.

Ação Global

O evento Ação Global é uma ação de responsabilidade social realizada pela Rede Globo, suas afiliadas e o SESI em todo o Brasil. A edição deste ano teve o tema “Qualidade de vida para toda a família” e contou com 50 parceiros e 800 voluntários. 

                                                   


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA