Café com Energia debate programa de financiamento de micro e minigeração distribuída

O superintendente estadual do Ceará do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jorge Antônio Bagdêve de Oliveira, apresentou durante a 7ª edição do Café com Energia, realizada nesta sexta-feira (26/5), na Casa da Indústria, o FNE SOL.  O programa oferece linha de crédito especialmente desenhada para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis.

O evento contou com a participação de diretores do Sindienergia, liderados pelo presidente Benildo Aguiar, empresários, especialistas e técnicos do setor de energia. O Café com Energia é uma realização da All About Eventos, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Núcleo de Economia e Estratégia e do Núcleo de Energia, e com o Sindienergia.   

O superintendente do BNB elencou os itens financiáveis e não financiáveis, o público-alvo, prazo, carência, taxas, garantias, limites de financiamento e o fluxo da operação. Segundo levantamento do banco, o FNE SOL contratou de dezembro de 2016 a abril de 2017 um total de R$ 3,8 milhões no Ceará. Além disso, ainda há muitos projetos em análise e o valor total que foi prospectado no mesmo período foi de R$ 13,3 milhões.

Ao ouvir sugestões e comentários dos participantes do evento, Bagdêve afirmou que muitos itens do programa foram melhorados a partir de encontros do banco com entidades representativas e com as necessidades dos clientes. “O nosso interesse é abrir possibilidades de negócios. Esse é o DNA do banco. Isso gera riqueza e desenvolvimento para a região. Eu entendo que esse setor de energia é um setor organizado e muito seriamente conduzido. Então a gente tem que chegar perto e ouvir vocês mesmo”, disse à plateia.       

O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, mencionou que no Nordeste as regiões onde há menor densidade de empregos por quilômetro quadrado são regiões de maior irradiação solar e um programa de geração de emprego e renda a partir da energia solar seria uma solução para reverter essa situação. “Se usássemos 3% do território do Ceará com painéis solares seríamos capazes de gerar energia elétrica para todo o Brasil. Isso mostra o potencial e a capacidade da energia solar”, destacou.    

O Café com Energia foi encerrado pelo presidente do Sindienergia, Benildo Aguiar, que falou sobre as ações desenvolvidas pelo sindicato em prol do setor. Ele ressaltou que hoje o Sindienergia conta com 50 associados e a meta é chegar até o final do ano com 80.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA