Projeto Indústria da Moda do Ceará é lançado na FIEC

O Programa Fortalecimento da Cadeia da Moda do Ceará, por meio do Projeto Indústria da Moda do Ceará, foi lançado nesta terça-feira, 24/5, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com realização do Sebrae no Ceará, em parceria com o Sistema FIEC e apoio do Sinditêxtil, Sindroupas e Sindconfecções.

O projeto visa fortalecer e reposicionar a cadeia produtiva da moda cearense. O diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, abriu o evento, dando boas-vindas aos micro e pequenos empresários presentes e ressaltando a importância da parceria com o Sebrae. “Estamos num momento diferente, de grande parceria com o Sebrae. Nossa experiência aqui se tornará nacional devido ao sucesso. São planos tornando-se realidade. Precisamos procurar ainda mais projetos para apoiar nossos associados e fazer um trabalho que todos nós precisamos para gerar trabalho e renda, sejam empregadores ou empregados”, destaca. O diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, também esteve presente.

Ivan Moreira, da unidade da indústria do Sebrae, disse que esse projeto representa a aposta do Sebrae para apoiar mais e melhor a indústria cearense. “Estamos focando no trabalho coordenado e mais organizado. Trazemos ferramentas de gestão para melhorar o ambiente das empresas que aderirem ao projeto. Esperamos que seja um case de sucesso”, aposta.

A presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil), Kelly Whitehurst, afirma que o projeto pretende aumentar a sustentabilidade das empresas. “Nosso objetivo é que as empresas possam estar mais sadias no mercado, olhando pro internacional. Os três sindicatos estão juntos, com a Câmara Setorial”, disse. Segundo Kelly, no Ceará está 40% da mão de obra e 30% dos estabelecimentos do setor têxtil, calçados e de confecção do Norte e Nordeste.

A analista técnica do Sebrae, Marília Diniz, apresentou os detalhes do projeto Indústria da Moda do Ceará. São 45 empresas, sendo 15 de Fortaleza, 15 da Região Metropolitana de Fortaleza e 15 do Cariri. O projeto terá início em junho e encerra em dezembro de 2018. De início, as empresas passarão por pesquisa, que gerará um diagnóstico. A partir desse diagnóstico, serão feitas consultorias individuais e soluções coletivas em diversos temas, como branding, e-commerce, marketing, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de vendas, internet e produção, por meio de seminários, palestras, eventos, rodadas de negócio e oficinas. As empresas sindicalizadas arcam com 20% do valor do projeto, sendo o restante subsidiado pelo Sebrae e sindicatos.

Os principais objetivos do projeto são melhoria de gestão, promoção da inovação e sustentabilidade, promoção e ampliação do mercado, agregação de valor aos produtos e fortalecimento do associativismo. A intenção é que a competitividade das empresas aumente 10% em 2017 e 20% em 2018.

Mais informações: 85 3421.5474/5457

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA