Associação Caatinga arrecada fundos para construir o Centro de Pesquisa e Conservação do Tatu-bola no Ceará

A menor, mais ameaçada e única espécie endêmica de tatu-bola do país Tolypeutes tricinctus corre risco de ser extinta em até 50 anos e vem sendo observada, estudada e protegida pela Associação Caatinga desde a sua indicação para mascote do mundial de Futebol, sugerido em 2012. Desde então, viu-se a necessidade de cuidar ainda mais do mamífero e criar uma base de apoio para os estudos e proteção do animal. Por isso, a Associação Caatinga lançou uma campanha de financiamento coletivo para que o Centro de Pesquisa e Conservação do Tatu-bola – CPCTB seja construído e dê suporte aos pesquisadores na luta de proteção ao tatu-bola e à Caatinga.

O espaço será construído na Reserva Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga, localizada na divisa do Ceará e Piauí, e dará suporte a uma equipe de trabalho multidisciplinar. Ele será equipado com laboratório, salas de coletas, banco de dados e de amostras biológicas. Toda a estrutura será disponibilizada à comunidade científica e parceiros comprometidos com a conservação da espécie e da Caatinga.

O centro deverá receber pesquisadores de todas as regiões do Brasil e o apoio à implantação do CPCTB possibilitará a realização de pesquisas afins e permitirá o desenvolvimento de estudos fundamentais para a atualização da distribuição histórica e atual das populações remanescentes da espécie, assim como a análise da qualidade das áreas onde o animal vive.

Para Samuel Portela, coordenador de áreas protegidas na Instituição, essas informações irão permitir a identificação de áreas prioritárias para conservação do habitat da espécie e a realização de ações efetivas para a conservação da biodiversidade como a proteção dos recursos hídricos de importância no abastecimento humano, a promoção do desmatamento evitado com a criação de novas Unidades de Conservação, que contribuirão diretamente para a emissão evitada de carbono e mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global e o combate direto ao avanço da desertificação, possibilitando também uma melhoria na qualidade de vida da população que reside na região.

O Tatu-bola

Na última avaliação da lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira o status da espécie Tatu-bola foi reclassificado de Vulnerável (VU) para Em Perigo (EN) por conta da perda de aproximadamente 50% do seu hábitat nos últimos 10 anos. A estimativa é que na última década a população do Tatu-bola tenha sofrido uma redução em pelo menos 30%. Desta forma, torna-se fundamental a implementação deste projeto de conservação da espécie, tendo em vista que, se nada for feito agora o Tatu-bola poderá desaparecer da natureza em até 50 anos.

Por que proteger o tatu-bola é importante?

A fragilidade da espécie e seu visível desaparecimento de certas regiões de distribuição original torna clara a necessidade de efetivação de medidas que possam garantir a sua conservação e consequentemente a conservação do seu ambiente e dos recursos hídricos existentes na Caatinga e no Cerrado, dois dos ambientes mais ameaçados pela degradação. Ambos sofrem de elevada taxa de desmatamento e consequente degradação.
O acelerado processo de destruição tem contribuído para uma elevada taxa de perda de biodiversidade e perda de serviços ambientais como a recarga hídrica, manutenção do microclima e aceleração da perda de solo pela erosão entre outros.

Desta forma, a proteção de áreas naturais e sua biodiversidade associada surgem como estratégia promissora e necessária para a manutenção da biodiversidade, a mitigação dos efeitos do aquecimento global, o enfrentamento do processo de desertificação e no sentido de assegurar também a segurança hídrica das cidades.

A Campanha

A Campanha foi lançada no dia 27 de abril, no Museu da Indústria, em alusão ao Dia Nacional da Caatinga. A ideia é arrecadar R$ 500 mil e construir o Centro de Pesquisa e Conservação do Tatu-bola – CPCTB e o Melhor é que com apenas R$ 10,00 você já está ajudando.

Link da campanha: https://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-de-conservacao-do-tatu-bola

Em caso de não acesso ao link, é só digitar no dispositivo www.kickante.com.br e procurar por tatu-bola e doar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA