Tecendo com Afeto estimula o empreendedorismo e traz esperança para mães com filhos em tratamento

A angústia e tristezas das mãezinhas que acompanham os filhos em tratamento no Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, deram lugar a alegria e ao orgulho de fazer algo produtivo. Esse era o sentimento das 18 mulheres e mães que concluíram as aulas da 1ª turma do Projeto Tecendo com Afeto. O momento lúdico de encerramento dessa iniciativa louvável aconteceu na tarde de quarta-feira (10/5), no Espaço Cidade da Criança, localizado no coração do hospital, entre as emergências. O projeto, promovido e realizado pelo Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE) e pela Fundação Beto Studart, continuará no Albert Sabin e já existe sinalização da multiplicação dele em todo o Ceará por meio do Programa Mais Infância, do Governo do Estado.

Na ocasião, as mãezinhas receberam certificados e seus kits compostos por tecidos, agulhas, linhas e moldes para construção de seus brinquedos além dos brinquedos produzidos. Antes, manifestaram em desenhos e em depoimentos escritos o que o projeto mudou e representou nas suas vidas. A primeira turma do Projeto durou um mês, entre datas importantes para as mulheres: Dia Internacional da Mulher e Dia das Mães. A mãezinha, Nalva Ferreira, 40, destacou o que levou de aprendizagem com o curso para sua vida pessoal e quem sabe, futuramente profissional. O filho dela está bem e continua internado. "Quero levar adiante o trabalho com artesanato. Fiquei orgulhosa com o boneco que fiz para o meu filho e se puder vou mostrar a ele aqui no hospital", deu o depoimento de forma bem animada.

A presidente do Sinditêxtil Ceará, Kelly Whitehurst, afirmou que o sindicato está de portas abertas para orientar as mães que queiram seguir empreendendo, fabricando os bonecos em casa, ao lado dos filhos, após o tratamento. Ela também anunciou uma novidade. "Se as mães quiserem empreender, o sindicato entra em contato com o Sebrae para que tenham acesso as orientações para montar um negócio em casa. E a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, já pediu para replicar o projeto nos locais onde o Programa Mais Infância está presente no Estado", contou a novidade.


Representando a vice-presidente da Fundação Beto Studart, Ana Studart, a coordenadora de Programas e Projetos da entidade, Goreti Macedo, afirmou que a Fundação abraçou o projeto por acreditar que pode contribuir para aliviar a aflição das mães que acompanham os filhos internados, dando a elas a chance de produzir algo para ganhar o dinheiro. Vamos continuar apoiando a iniciativa que alcançou o sucesso além do esperado", comemora.


O projeto terá continuidade também com outras turmas com a equipe de colaboradores do hospital. A diretora-geral do Albert Sabin, Marfisa Portela, destacou que a formatura da primeira turma do projeto concretiza o sonho do hospital em consolidar esse apoio psicológico, humanizado e produtivo, tirando o foco delas do sofrimento. "A Cidade da Criança também foi um sonho realizado. Vamos continuar com o Tecendo com Afeto, agora com os colaboradores do Albert Sabin, que vão estimular a produção de bonecos que tenham a ver com o tratamento das crianças. As mães podem contar sempre com o apoio dos mais de dois mil funcionários do Albert Sabin", complementou.

O que é Projeto Tecendo com Afeto?

Tendo como embaixadoras a primeira-dama Onélia Santana, Ana Studart, Kelly Whitehurst, Nicolle Barbosa e Marfisa Portela, o objetivo da ação é “empoderar” as mulheres, mães e acompanhantes de crianças atendidas pelo Sistema Público, aprimorando suas habilidades para confecção de brinquedos com design, incentivando-as para o empreendedorismo. A metodologia incluiu workshops com dez encontros. Na pauta, momentos com os profissionais, sensibilização das mães, criação dos brinquedos, transmissão de valores para as crianças com o Acrópolis, e empreendedorismo com o Sebrae. Alguns estilistas e profissionais de moda foram voluntários no projeto. Dentre elas, André Castro, Bruno Bandeira, Bruno Queiroz e David Lee, e a psicóloga Sabrina Borges mais equipe. A primeira turma do projeto foi lançada no dia 8 de março, como ação comemorativa do Dia Internacional da Mulher. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA