Sinduscon realiza Seminário sobre Ética e Compliance no Ceará

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) realiza no dia 11 de maio, das 14 às 18h, no auditório José Flávio, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza (CE), o seminário “Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz”. O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do evento, destinado a disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), promotora do evento junto com o Sesi Nacional.

Promovido pela CBIC e o Sesi Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação das empresas e entidades associadas do segmento da construção, iniciado em junho de 2015. Com a realização pelo Sinduscon-CE, apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Uniconstruir.

O desafio de despertar no empresário o compromisso para que adotem os princípios da ética na construção tem mobilizado de forma crescente a presidente do Fórum de Ação e Cidadania (FASC), da CBIC, Ana Cláudia Gomes. Segundo ela, a CBIC tem como objetivo influenciar e preparar o empresário do setor para enfrentar as mudanças futuras na indústria da construção. “Precisamos nos adequar a um novo arcabouço legal para que o setor se estruture e avance cada vez mais”, ressaltou.

Durante o encontro, o doutor em economia Gesner Oliveira e o cientista político Leonardo Barreto, especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil abordarão, em suas apresentações, as linhas gerais do tema. O vice-presidente da Associação Internacional de Procuradores, Manuel Pinheiro; a jurista Eliana Calmon, ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o diretor de Complience da Siemens, Reynaldo Makoto Goto, participam do painel central “Ética e Compliance na Construção”.

Como parte da programação, a CBIC irá apresentar o Guia de Ética e Compliance da Construção, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas.
Esse ferramental é inédito e inclui um guia referencial de ética, um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada, um código de conduta concorrencial para a construção civil e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. “São exemplos os projetos mal feitos, a falta de transparência na ordem cronológica do pagamento de faturas e orçamentos irreais”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins.


MELHOR RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO– Disponíveis também em meio digital (http://cbic.org.br/sites/default/files/etica.pdf), os documentos apontam as melhores práticas no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores e são o desfecho de um trabalho realizado em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC e seus parceiros decidiram atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área. “A lei anticorrupção é uma marco ainda novo e há desinformação. Esse projeto tem como objetivo principal levar informação qualificada às empresas”, diz Martins.

Com o encontro na capital alagoana, a CBIC está dando prosseguimento ao ciclo de capacitação de 2017. Neste ano, o seminário foi realizado em João Pessoa (PB), Recife (PE), São Paulo e Maceió (AL). Em 2016 a equipe de capacitação percorreu as cidades de Brasília (DF), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA) e Porto Alegre (RS).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA