Faturamento real da indústria cresceu 2,4% em março, informa CNI

O faturamento real da indústria aumentou 2,4% em março frente a fevereiro, na série livre de efeitos sazonais. Esse foi o terceiro crescimento do indicador nos últimos cinco meses, que acumula alta de 5,5% no período. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 3 de maio.

O emprego na indústria recuou 0,2% em março na comparação com fevereiro, na série dessazonalizada. Foi o terceiro mês de queda consecutiva do indicador após aumento de apenas 0,1% em dezembro na comparação com novembro. No ano, o emprego acumula recuo de 0,7%. As horas trabalhadas, que caíram 0,7% em março na série livre de efeitos sazonais, também retraíram pelo terceiro mês seguido e acumularam queda de 1,9% em 2017.

Já a massa salarial e o rendimento cresceram pela primeira vez em cinco meses. Enquanto a massa salarial aumentou 0,4% em março frente a fevereiro, o rendimento teve alta de 1,2% no período, na série dessazonalizada.

COMPARAÇÃO ANUAL – Todos os indicadores tiveram queda no primeiro trimestre frente a igual período de 2016. Na comparação, o faturamento recuou 6,7%, o emprego caiu 4,4% e as horas trabalhadas reduziram 3,3%. Já a massa salarial é 5,6% inferior e o rendimento está 1,2% abaixo do primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com o economista Marcelo Azevedo, os indicadores continuam oscilando sem mostrar tendência clara. “No entanto, o cenário segue negativo, pois os índices estão estabilizados em patamar bem abaixo dos registrados no ano passado”, destaca.

Veja a íntegra da pesquisa no Portal da Indústria.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA