Café com Energia discute Energia Heliotérmica

A diretora de projeto, Tina Ziegler, e o coordenador de mobilização setorial da Agência Alemã GIZ, Marcos Costa, palestraram hoje (28/4), sobre energia heliotérmica e projeto de Cooperação Brasil-Alemanha no setor, durante o Café com Energia, realizado pela parceria entre Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através dos Núcleos de Economia e Estratégia e de Energia, Sindienergia e All About Eventos, realizadora do All About Energy. O consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, e o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim.

Tina apresentou as linhas de parceria, com universidades e empresas. “A cooperação científica entre o Brasil e Alemanha já tem resultados. Temos parceria com seis universidades, que acompanhamos de forma mais próxima, inclusive desenvolvendo currículos na área de energia heliotérmica que podem ser incluídos em mestrados e até graduações; e recebendo estudantes na Alemanha”, explicou.

Tina apresentou as quatro diferentes tecnologias de concentração de incidência solar: por calhas cilindro-parabólicas, torre solar, linear Fresnel e disco parabólico. Em todas, há instalação de espelhos. Para ser totalmente eficiente, a energia heliotérmica depende de incidência solar direta, sem sombras. Por isso, as melhores áreas para instalação de parques são as de semi-árido. A melhor região em todo o mundo, segundo Tina, é a do Deserto do Atacama, onde está em construção uma usina para abastecimento da indústria de mineração chilena. O Nordeste do brasil tem boas condições para esse tipo de energia, afirmou Tina, que foi incluída no planejamento energético brasileiro.

Marcos Costa falou sobre as oportunidades da energia heliotérmica para estados brasileiros. “Enquanto Estado, é possível adiantar o caminho, ser proativo e não esperar o empreendedor. É necessário criar ambiente favorável para o investimento vir”, opina. Ele apresentou materiais elaborados pela GIZ para alavancar esses investimentos, como os documentos “Como atrair desenvolvimento de energia heliotérmica”, com informações como sistemas, políticas de apoio governamental e estruturas organizacionais, exemplos internacionais e ações necessárias; e “Guia de licenciamento ambiental de heliotérmicas”.

Energia Heliotérmica
Energia heliotérmica ou energia solar térmica é uma tecnologia de geração de energia elétrica renovável que transforma irradiação solar direta em energia térmica e subsequentemente em energia elétrica. Esse processo de captação de energia renovável possui um vasto de campo de atuação a ser conquistado no Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA