Comitiva de Moçambique vem ao Ceará para assinar convênio para capacitar professores com ajuda do SENAI

O SENAI Ceará foi escolhido pela Confederação Nacional da Indústria para capacitação de professores em Moçambique em novas tecnologias nas áreas de eletroeletrônica e mecânica industrial. Para concretizar essa escolha, uma comitiva do governo moçambicano, tendo à frente o representante da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep) daquele país, Anísio Matias José Matangala, vem ao Ceará para a assinatura do termo de adesão ao convênio entre o SENAI Ceará e o SENAI Nacional. A assinatura acontecerá na tarde do dia 3 de maio, na FIEC. No dia seguinte, dia 4 de maio, a comitiva visita as unidades do SENAI Maracanaú e Jacarecanga com a finalidade de conhecer a competência da instituições em capacitar professores nessas áreas tecnológicas para indústria.

Recentemente, outra comitiva de Moçambique esteve no Ceará cumprindo agenda na FIEC com o objetivo de conhecer o modelo de trabalho do SENAI (foto). O grupo vistou as unidades do SENAI Barra do Ceará e Jacarecanga, assim como esteve na CSP. O SENAI Nacional escolheu o modelo adotado pela entidade cearense para servir como referência para Mocambique. O trabalho realizado pela Unidade de Educação (UNED) da instituição estadual, como reposicionamento dos processos de educação, mapeamento dos perfis educacionais e padronização dos ambientes, além de outros fatores, possibilitou esse reconhecimento.

Por meio de parceria com o governo japonês, através da agência japonesa JICA, o governo moçambicano solicitou apoio técnico do SENAI/CE para reestruturação da educação profissional do país. O objetivo é levar técnicas de gestão educacional e conhecimento específicos em áreas tecnológicas como construção civil, metalmecânica, alimentos e automotiva. O Governo de Moçambique reconhece a necessidade de aperfeiçoar a qualidade da formação de educação profissional para promoção de oportunidades de trabalho, com criação de um sistema educacional e de egressos no mercado.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA