Governo do Estado, FIEC e Banco do Brasil assinam termo de cooperação para financiamento de empresas

O Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Banco do Brasil assinaram hoje (20/04), termo de Cooperação Técnica. O objetivo é a cooperação do Banco do Brasil para que atue como agente financeiro preferencial, visando financiar investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas em todo Estado.

O presidente da FIEC, Beto Studart, destacou que o momento é de alta importância para o Ceará. “Estamos vivendo uma conjuntura favorável no estado com o governador Camilo articulando a condução de um processo de diálogo que tem nos permitido trazer industrias de alto valor tecnológico. Esse é um momento histórico que se insere nessa conjuntura”, analisou. O superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Clovis Castro, fez a apresentação dos termos do convênio.

O governador Camilo Santana afirmou o governo tem empreendido esforços no sentido de superar os problemas econômicos atuais, citando o envio à Assembleia, da proposta de um novo refis, e as parcerias com investidores estrangeiros, no caso da Fraport e o Porto de Roterdã. “Nesse momento de dificuldade pelo qual o país passa, com reflexos nos estados, instantes como esse proporcionado pelo convênio com o BB, têm reflexos diretos na intenção do governo de superar esses problemas econômicos”, ressaltou.  Camilo Santana ressaltou que a FIEC tem sido parceira, compreendendo o esforço do governo e ajudando nos discussões sobre como superar essas dificuldades.

A cooperação beneficia empresas que recebem incentivos por meio da SDE que irão se instalar ou ampliar instalações, independente do seu setor de atuação. Atualmente, cerca de 420 empresas são atendidas pelos programas de incentivo da SDE e vinculadas.

Com o termo, o Banco do Brasil dará prioridade nas propostas na esteira de análise de apurações de crédito, buscando dar maior agilidade no atendimento ao cliente indicado pela SDE. Desta forma, destravará as restrições de crédito por segmento econômico e analisará as propostas de financiamento por empresa.

O Governo do Estado, através da SDE, vai selecionar e indicar empresas com perfil para apresentar propostas de investimento, visando proporcionar maior agilidade no atendimento do pleito. Já a FIEC vai realizar a divulgação do termo e mobilização das empresas, por meio de seus sindicatos filiados, para o estímulo e apoio de atividades exportadoras dos diversos setores industriais do Estado.

     

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA