Curso de Eletrotécnica do SENAI Ceará alcança melhor média nacional em avaliação de educação profissional

O curso de Eletrotécnica do SENAI Ceará obteve a melhor média nacional de desempenho em avaliação de educação profissional.  Os alunos alcançaram a nota máxima com média total de 524 pontos, o que deu ao curso a pontuação de 94,6% para o nível adequado verificado pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP). O curso Técnico em Eletrotécnica é ofertado nas unidades do SENAI Barra do Ceará em Fortaleza e de Sobral na Zona Norte. Foram avaliados 3.650 estudantes para o referido curso em todo o país.

A avaliação ocorre semestralmente na qual, a qualidade dos cursos e o desempenho dos estudantes é verificado por meio da realização de prova on-line, elaborada e aplicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição contratada para este fim. De acordo com a gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Priscilla Marques Carneiro, a avaliação é um termômetro para verificar se as estratégias estão no rumo certo. "Acreditamos que estamos no caminho certo. Dessa forma, o SENAI Ceará confirma o seu empenho em estabelecer e aplicar as melhores práticas para alcançar a formação profissional de acordo com os perfis e desenhos curriculares, e a efetividade da oferta educacional”, afirma.

O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, acredita que o reconhecimento é resultado da reestruturação da Unidade de Educação. “As ações desenvolvidas e em desenvolvimento, como a definição de equipe de especialistas focados nas áreas tecnológicas, elaboração dos guias de padronização dos ambientes pedagógicos, capacitação e qualificação da equipe de docentes, são exemplos de ações que realizamos que favoreceram esse resultado. Porém, sabemos que precisamos avançar mais para obter pleno e extensivo resultado. Queremos que esse exemplo se repita para todos os cursos técnicos ofertados pelo SENAI Ceará. Parabenizo aos colaboradores e gestores pelo êxito”, torce.

Feedback

O SENAI Ceará está empenhado em apoiar a aplicação de melhores práticas educacionais, a qualificação do corpo docente e a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino, com ações para ampliar esses resultados. Os gestores das unidades de ensino que ofertam o curso de Eletrotécnica no Ceará, Sales Brandão, do SENAI Barra do Ceará, e Cléa Nogueira, do SENAI Sobral, entendem que o resultado da avaliação é um feedback para a melhoria dos processos educacionais nas respectivas unidades.

A interlocução das atividades junto ao Departamento Nacional do SENAI é do Núcleo de Avaliação e Processos Educacionais, sob coordenação de Maria Rosendo, na Unidade de Educação (UNED), que monitora e controla todas as ações desenvolvidas no âmbito do regional.

Metodologia

A metodologia SAEP é aplicada para cursos técnicos com 80% da carga horária total cursada e tem como foco a formação por competências. A avaliação propõe investigar o grau de desenvolvimento de capacidades básicas, técnicas e de gestão dos alunos, bem como verificar o alcance das competências necessárias ao desempenho de cada ocupação. Para isso, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – metodologia que também atende ao Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A metodologia possibilita comparar o desempenho de cada curso com resultados de questionários que avaliam a infraestrutura das unidades de ensino, a proposta pedagógica e a atuação dos docentes.

O curso Técnico em Eletrotécnica tem como principal objetivo habilitar profissionais para desenvolver a competência de instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações, parâmetros de eficiência energética e normas técnicas de qualidade, segurança e saúde e ambientais. No momento, o SENAI Barra do Ceará está com inscrições abertas para seleção do curso técnico em Eletrotécnica. O novo prazo vai agora até hoje (7/4). Não há cobrança da taxa de inscrição. São oferecidas vagas em turmas nos turnos tarde e noite. As aulas começam no dia 2 de maio. Para mais informações, entre em contato com Central de Relacionamento do Sistema FIEC: (85) 4009.6300.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA