Numa participa de debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Questões relacionadas à produção e ao manejo de resíduos sólidos foram pauta do 4º Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), realizado nesta segunda-feira (3/4), no auditório da sede da CDL, em Fortaleza. O Núcleo de Meio Ambiente da FIEC (Numa) participou do evento e o gerente do núcleo, Renato Aragão, foi um dos debatedores da mesa redonda que tratou sobre como o setor privado está implementando a PNRS.

O debate foi mediado pelo professor doutor Rui Cunha Marques, professor catedrático da Universidade de Lisboa e consultor internacional. Também participaram Magda Helena Maia, diretora técnica do Sindiverde, Hugo Nery dos Santos, diretor de serviços ambientais do Grupo Marquise e o professor doutor Antonio Eduardo Bezerra Cabral, representando o Sinduscon/CE.

O debate girou em torno de diversos aspectos desde as principais oportunidades de negócio que surgiram com o advento da PNRS até os gargalos existentes que impedem que os princípios dispostos na política, em relação à logística reversa, sejam cumpridos.

Para o gerente do Numa, a PNRS impôs uma série de ações ao setor produtivo e as empresas estão continuamente trabalhando com o objetivo maior de cumpri-las. “Essas imposições, por sua vez, fizeram com que o setor vislumbrasse muitas oportunidades. Contudo, é importante frisar que o setor produtivo ainda se depara com muitas dificuldades na busca do cumprimento de todas as exigências legais que lhe são impostas. No caso do Nordeste, em especial, nós temos grandes dificuldades logísticas para esse cumprimento, que seriam amenizadas pela criação de mecanismos de incentivos administrativos e econômicos”, destacou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA