Instituto SESI de Inovação fecha convênio com organização finlandesa

Na manhã de hoje (31), foi assinado um convênio internacional entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no âmbito do Instituto SESI de Inovação (ISI), e a organização finlandesa Finnish Institute of Occupational Health (FIOH). O objetivo é trazer para o SESI/CE a expertise da FIOH em saúde e segurança do trabalho, através da transferência de conhecimento e tecnologia.

A formalização do convênio contou com a presença do presidente da FIEC, Beto Studart, e do diretor geral da FIOH, Antti Koivula. Também participaram a Superintendente do Sistema FIEC, Juliana Guimarães; o Superintendente do SESI/CE, Erick Picanço; e a consultora senior da FIOH, Anna Tienhaara.

“Estou muito entusiasmado com esse projeto. As perguntas que o SESI/CE está propondo-se a fazer são extremamente importantes, pois a partir delas será possível justificar, para as empresas, os investimentos em saúde ocupacional. Para mim, isso faz com que o lado humano passe a ser uma questão de negócio. Além disso, será muito interessante comparar os dados do Ceará com os da Finlândia, pois temos uma população pequena, de 4 milhões de habitantes, então seria irrazoável fazer essa comparação na escala do Brasil, que é muito maior”, disse Antti.

O Instituto SESI de Inovação – Métricas para a Saúde está trabalhando na formatação de um novo produto para as indústrias que deve ser disponibilizado ao mercado até o final do ano. “Trata-se de um produto que vai trabalhar conceitos sobre a gestão dos custos com a saúde, e vai possibilitar que as empresas controlem mais os seus riscos e custos, analisando os investimentos e os impactos em relação as suas ações de saúde”, pontua Luciana Costa, coordenadora do ISI.

Nos últimos 10 anos, o Brasil quadruplicou os gastos com assistência médica e 60% desses gastos foram pagos pelo setor privado. A parceria com a FIOH possibilitará a construção de uma metodologia de workshop, que pretende auxiliar as empresas a lidarem com seus custos em saúde e a traçarem estratégias para amenizá-los.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA