Diálogos da Carnaúba reúne em Jaguaruana representantes da cadeia produtiva da cera da carnaúba

Com a participação de produtores, extratores, industriais e os demais interessados na cadeia produtiva da cera da carnaúba, acontece no dia 31 de março, em Jaguaruana, a segunda edição do seminário Diálogos da Carnaúba. O encontro é uma realização da Associação Caatinga em parceria com o Sindcarnaúba.  O evento será um momento de apresentações e debates sobre a cadeia produtiva da carnaúba, com o objetivo de promover a interação com diversos representantes de setores da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada, com vistas a aproximar os atores da cadeia produtiva da cera de carnaúba.

Estarão à frente da programação do evento representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Memorial Carnaúba, Ministério Público do Trabalho, IMPACTO e Associação Caatinga, abordando os seguintes assuntos: resultados do primeiro encontro Diálogos da Carnaúba; controle biológico e manejo da Unha-do-diabo (cryptostegia madagascariensis); tecnologias de produção de cera; apresentação da APL (metodologia aplicada pelo Memorial Carnaúba para coletas de dados sobre a cadeia produtiva), e relações de trabalho no campo. A programação contará ainda com visita técnica a um secador solar, tecnologia aperfeiçoada por estudos da Universidade Federal do Piauí, que visa o reduzir o desperdício na produção do pó cerífico e da cera. Essa é a segunda de quatro edições do Diálogos da Carnaúba.  O primeiro encontro foi realizado no município de Morrinhos (CE) e as próximas edições serão realizadas nos municípios Granja (CE) e Parnaíba (PI).

Projeto Carnaúba Sustentável
O “Projeto Carnaúba Sustentável: Conservação, Educação e Tecnologias Sustentáveis”, pretende estreitar as relações na cadeia produtiva da extração da Carnaúba e é fruto de uma parceria da Associação Caatinga e Sindcarnaúba.  A intenção do Sindicato e da Associação é fazer com que a extração da cera da Carnaúba seja cada vez mais sustentável e respeite a natureza e o homem. Ao longo do projeto, estão sendo realizadas oficinas que apresentam os desafios e soluções para o setor. Além disso, está sendo dado aporte financeiro para a continuidade das ações da Associação Caatinga em Crateús e região.


Serviço
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva
(Rua João Celedônio Sobrinho, S/N – Jaguaruana –CE)
Horário: 8h às 17h
Data: 31/03/2017

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA