Cônsul geral dos EUA para o Nordeste palestra sobre as relações comerciais entre Brasil e EUA

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu durante a manhã desta terça-feira (28/3), o Fórum de Comércio Exterior promovido pela Amcham Brasil - Fortaleza. O painel teve como palestrantes o cônsul geral dos Estados Unidos para o Nordeste, Richard Reiter e o professor e mestre em Economia, Gustavo Zech Sylvestre. O evento contou com o apoio do Conselho Temático de Relações Internacionais (Corin), presidido por Marcos Oliveira.

“Já existe uma forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos. Queremos fazer mais e melhor. Nosso objetivo é tentar aumentar o fluxo de comércio”, afirma Reiter. No ano passado, o comércio entre os dois países rendeu 56 bilhões de dólares. “Atualmente, o Brasil está em 9º lugar no ranking de países que se relacionam comercialmente com os Estados Unidos, o que significa que estamos perdendo oportunidades”, enfatiza. Setores como aço, construção, petroquímica e tecnologia da informação foram elencados por ele como segmentos propícios a investimentos brasileiros.

Gustavo Zech, em sua fala, apresentou uma breve cronologia de fatos econômicos que estreitaram as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos ao longo de mais de 200 anos. “O Brasil é o terceiro país que mais envia turistas aos Estados Unidos. Quando se trata de negócios, a importância dessa relação é mais evidente. A troca entre as nações chega perto dos US$ 60 bilhões anuais. Isso torna ainda importante a proximidade entre eles”, afirma.

Zech validou as ações do Sistema FIEC como importantes no fomento do crescimento econômico do Estado. “As Rotas Estratégias realizadas pela Casa da Indústria promovem discussões relevantes para o crescimento industrial com debates envolvendo academia, fornecedores, empresários e industriais”, disse


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA