SENAI Barra do Ceará e Jacarecanga divulgam resultados do Grand Prix de Inovação

A programação do Grand Prix SENAI de Inovação nas unidades continua: realizado nos dias 23 e 24/03 no SENAI Barra do Ceará, o evento promoveu as oficinas de Arte em Couro; Comunicação Assertiva; Mecânica Automotiva para Iniciantes e Noções Básicas de Instalações Elétricas. As equipes ganhadoras resolveram desafios para a Schneider Electric e Energia Pecém, dentro das categorias Projetos Integradores - Equipe Energia e Categoria Inova - Equipe Podium.

Já no SENAI Jacarecanga de 20 a 23/03, o Grand Prix elegeu as seguintes equipes vencedoras: Equipe Os Alfas (1º lugar - ideia vencedora: CAFT, carro automatizado para transporte de ferramentas); Equipe Light Night Solutions (2º lugar - ideia vencedora: Monitoramento de sensores e atuadores de máquinas industriais por microcontrolador Node MCU e aplicativo Android LN Solution) e Equipe Mecatronicos7560 (3º lugar - ideia vencedora: Central inteligente para monitoramento de acesso via RFID, controle de ponto e gestão da manutenção por meio de monitoramento GPS no crachá da equipe de manutenção).

Sobre o Grand Prix - O Grand Prix de Inovação está sendo realizado até o dia 07/04, nas unidades do SENAI Parangaba (dias 29 e 30/03) e SENAI Maracanaú (06 e 07/04). A iniciativa também mobilizou outras unidades do SENAI, como as da Jacarecanga (21 a 23/03 - foto), Mucuripe e Horizonte (dias 21 a 24/03), Barra do Ceará (23 e 24/03), Juazeiro do Norte (20 a 23 de março) e Sobral (14 a 23/03).

O Grand Prix é um desafio colaborativo, conectando diversas iniciativas de inovação que compõem a formação do profissional, incentivando a criatividade e o empreendedorismo, mobilizando alunos e seus instrutores.

O objetivo é solucionar os desafios de demandas produtivas e reais da indústria, que são a base para geração de soluções inovadoras, com a possibilidade de realização de futuros projetos de pesquisa aplicada. A ação busca também se alinhar a um novo perfil profissional demandado pela indústria, que busca profissionais criativos, pró-ativos e com alta capacidade de resolução de problemas. A disputa é preparatória e pode estimular a participação de estudantes no Projetos Integradores, Inova SENAI e Olimpíada do Conhecimento.

As análises dos projetos desenvolvidos pelos alunos participantes estão sendo feitas pelos especialistas técnicos de suas respectivas áreas. O evento também conta com a participação das empresas convidadas para conhecerem os novos projetos. O Gran Prix faz parte do cronograma anual de projetos desenvolvidos pelas unidades do SENAI Ceará, proposto pelo Departamento Nacional, com o intuito de incentivar o espírito inovador dos alunos, com a contribuição dos docentes que acompanham as atividades como orientadores.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA