Frente Parlamentar propõe mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti

Deputados e autoridades da área de saúde defendem a mobilização da sociedade para diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti – responsável pela transmissão da dengue, zyka e chikungunya. A ideia foi apresentada durante o seminário “Chikungunya, conhecer para prevenir e combater - Experiências e atitudes no enfrentamento do Aedes aegypti”, promovido pela Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti da Assembleia Legislativa do Ceará nesta segunda-feira (27/03). O Sistema FIEC faz parte do comitê da sociedade civil.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Carlos Matos (PSDB), apontou, como única solução para o combate ao mosquito, a articulação dos municípios e o total comprometimento da população. “Controlar o mosquito não é suficiente. Temos que sufocá-lo. E, para isso, precisamos nos unir e tomar como exemplo as experiências exitosas de alguns municípios e estados”, defende.

Para o presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa, deputado Carlos Felipe (PCdoB), as ações devem ter como principais ferramentas a assistência e a informação. “Já sabemos que a melhor hora para se combater o mosquito é enquanto ele ainda está na forma de larva. Então, o trabalho dos nossos representantes de saúde nas visitas às casas e a informação de como podemos evitar que o mosquito ponha seus ovos são determinantes para acabar com a doença”, avalia.

Já o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, comenta que nunca houve tamanha mobilização contra o mosquito. “Estamos vivendo um momento de mobilização nunca antes vista. As pessoas entenderam que é um trabalho que requer união e que toda tecnologia ou recurso será em vão se não aprendermos a combater o mosquito”, afirma.

Durante a primeira palestra do evento, os médicos infectologistas Melissa Falcão e Robério Leite apresentaram o tema “Chikungunya: a doença e seus riscos”. Na apresentação, eles compartilharam suas experiências no tratamento da doença, informando sobre as formas de infecção, sintomas e tratamento.

O seminário terá continuidade ao longo dia, com palestras sobre “Gestão e Tecnologia a serviço da Saúde”, com o secretário da Saúde do Estado de Goiás, Leonardo Vilela. Ele apresenta as ações que levaram o Estado a reduzir em 80% os casos da doença. Outros temas que vão ser debatidos são “Políticas Públicas, Estratégias e Ações” e “Aedes Aegypti e os desafios para o controle”.

O seminário ocorre no auditório João Frederico Ferreira Gomes do Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II) da Assembleia Legislativa até o final da tarde desta segunda.

Participam do evento o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE); o coordenador geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti, Divino Martins; o vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz; a secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Itamacia Araújo.

Também estiveram presentes o gerente da Célula de Vigilância Ambiental em Riscos Biológicos de Fortaleza, Nélio Moraes; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Josete Tavares; e a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado.

O evento conta ainda com a participação de especialistas, gestores municipais, profissionais de saúde, técnicos da área do controle de arboviroses, instituições de ensino e pesquisa, empresários e sociedade civil.

LA/GS
Crédito da imagem: Paulo Rocha

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA