Sindialimentos sugere ações para retomada do crescimento da Aquicultura do Estado

O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, esteve em Brasília (DF), nessa semana, em visita ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a fim de apresentar à Secretaria de Aquicultura e Pesca as perspectivas dos produtores de camarão e tilápia do estado do Ceará em relação ao vírus da mancha branca e à escassez de água.

Uma alternativa indicada por André para a retomada da produção de forma segura é a utilização de sistemas de cultivo de tilápia e camarão com reúso da água, a partir dos sistemas de filtragem ou sistemas de Bioflocos. Porém, muitos produtores apostam nesse sistema de cultivo sem o conhecimento qualificado, pondo em risco o desenvolvimento da atividade.

O presidente do sindicato estabelece a necessidade de maior apoio do Governo Federal, através de convênios ou outro instrumento de repasse financeiro para o Ceará. "É relevante apoiar as ações de cadastros de propriedades e atividades, monitoramento de atividades e trânsito, emissão de certificados, guias, autorizações e análises laboratoriais.", afirma.

André Siqueira reforça que o Sindialimentos coloca-se à disposição para apoiar ações em conjunto com o MDIC em prol do desenvolvimento da Aquicultura do estado.

Na imagem: André Siqueira, presidente do SindiAlimentos, junto à João Crescêncio Aragão Marinho, coordenador geral da Secretaria de Aquicultura e Pesca, integrantes da Secretaria, e Dr Bruno Portela, coordenador Jurídico do MDIC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA