SESI/CE recebe formação sobre nova metodologia para Educação de Jovens e Adultos

De hoje (22) até sexta-feira (24), gestores, professores e secretários de todas as escolas do SESI/CE estão reunidos para uma formação sobre o novo projeto pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Nacional. O projeto, cujo diferencial é a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, é pioneiro em todo o Brasil e promete revolucionar a educação de adultos no País.

No primeiro dia de programação, o professor Genuíno Bordignon, consultor do SESI, ministrou a palestra “Uma visão da contemporânea da EJA: uma mudança de paradigma”. Para Bordignon, a escola tradicional, que trabalha a relação entre professor e aluno de forma vertical, ainda está muito presente, e é possível verificar as consequências disso na evasão de 30% dos alunos de EJA do SESI. “Romper com esse paradigma escolar não é fácil, porque implica em o professor não ser mais o dono do saber que todos devem obedecer. É preciso compreender que EJA não a mesma coisa de escolarização. O que o aluno aprendeu fora da escola precisa ser considerado”, disse.

A Nova EJA pretende reconhecer esse conhecimento a partir da aplicação de uma série de instrumentais, capazes de identificar as competências do aluno. “A Constituição Brasileira, desde 1996, garante que é possível trabalhar com adultos através de reconhecimento de saberes, mas ela não diz como. Esse 'como fazer' foi o que o SESI desenvolveu, e isso pode mudar a história da educação no Brasil”.

Nos próximos dias, a equipe técnica do SESI/CE irá aprofundar as informações sobre a metologia e sobre as tecnologias educacionais utilizadas em sua aplicação.

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