Sebrae Nacional conhece parceria de sucesso entre Sistema FIEC e Sebrae Ceará

A parceria entre o Sistema FIEC e o Sebrae Ceará para o desenvolvimento das micro e pequenas indústrias tornou-se referência em todo país pelos seus resultados efetivos e pelo estreito alinhamento estratégico entre as duas entidades em prol do desenvolvimento do Estado. Para conhecer esse modelo de parceria, único no Brasil, uma equipe do Sebrae Nacional, capitaneada pela diretora técnica Heloísa Meneses, veio ao Ceará e participou nesta sexta-feira (10/3) de uma reunião com o presidente da FIEC, Beto Studart, e presidentes de sindicatos associados à federação.

A parceria é construída através do Programa para Desenvolvimento da Indústria e é embasada nas Rotas Estratégicas, que dão todo o mapeamento dos diversos setores da indústria e o direcionamento do trabalho. Toda a atuação é conduzida em sintonia a partir das atribuições de cada instituição e procura unir esforços para beneficiar de fato as empresas filiadas aos sindicatos. O Programa para Desenvolvimento da Indústria foi apresentado pelo líder da iniciativa, Sampaio Filho.

O presidente Beto Studart explicou à diretora técnica do Sebare Nacional que a ideia de unir esforços com o Sebrae Ceará surgiu naturalmente da vontade de ver o Ceará se desenvolver. “Não tínhamos como pensar em criar riqueza para nossas indústrias, que em sua maioria são pequenas, sem ter a força desse grande parceiro que é o Sebrae. E esse trabalho está dando certo porque estamos trabalhando com pessoas sérias e comprometidas com o propósito de desenvolvimento do Estado. E eu tenho o desejo que essa parceria seja ainda mais ampliada, no âmbito da inovação e do desenvolvimento tecnológico, num projeto em que abrigaremos startups e o Sebrae formará esses novos empresários”, afirmou.  

O diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, destacou que a parceria com o Sistema FIEC fez com que o Sebrae chegasse a mais empresas, beneficiando as indústrias com o seu amplo portfólio de serviços. Essa aliança estratégica, segundo ele, serve de referência para muitos Estados e isso chamou a atenção do Sebrae Nacional que é um grande apoiador da parceria. “Nós nos sentimos contemplados com a visão estratégica que a FIEC implementou e certamente os resultados vêm de uma forma muito mais efetiva”, disse.

A diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloísa Menezes, disse estar entusiasmada com o nível de aproveitamento e concretude da parceria entre o Sistema FIEC e o Sebrae no Ceará. Ela ressaltou que as duas instituições se complementam e que a visão da soma de competências pode levar a objetivos maiores.

“Fico muita satisfeita de ver que o Sistema Indústria no Ceará, ao contrário do que vejo em outros Estados, enxerga o Sebrae muito além de uma fonte de receita financiadora de atividades da federação. O Sebrae aqui é visto como algo muito maior, como uma entidade que pode aliar ações para realizar projetos com a competência técnica, gerencial e de coordenação”, declarou.  

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro, participou do encontro e destacou que o Ceará é privilegiado por ter entidades representativas do setor produtivo reunidas em torno de um mesmo objetivo que é o crescimento sustentável do Ceará. “Queremos atuar com a FIEC e com o Sebrae para fortalecer especialmente o desenvolvimento no interior, através dos polos setoriais. Essas são parcerias importantes para construir um Ceará cada vez mais forte e competitivo”, comentou. 

    

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA