Sinditêxtil e parceiros públicos e privados lançam Projeto Tecendo com Afeto

Gerlane Rabelo, de 34 anos, está com filho de 16 anos internado há 9 meses na unidade de tratamentos especiais no Hospital Albert Sabin em Fortaleza. Ele sofreu um acidente de moto e ficou tetraplégico. Luciana Oliveira, de 32 anos, também está com o filho de 10 meses internado no hospital. Ele sofreu um derrame cerebral. Brenda de Souza, de 38 anos, acompanha o tratamento do filho de 1 ano e 10 meses. Ele está se tratando de uma pneumonia em decorrência da doença amiotrofia muscular espinhal. É a segunda vez que ele se interna.

Nesse compasso de espera pela melhora dos filhos, os acompanhando nos corredores e leitos hospitalares, as três mães de Fortaleza tornaram-se amigas. Em meio a preocupação e momentos de emoção, elas querem fazer algo mais por eles e por outras crianças internadas. O sonho vai virar realidade. Juntamente com outras 23 mulheres da capital e interior, que acompanham crianças atendidas no hospital, elas serão beneficiadas pelo Projeto Tecendo com Afeto, promovido e realizado pelo Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE) e pela Fundação Beto Studart.

O encontro inaugural dessa iniciativa piloto aconteceu na tarde do Dia das Mulheres, 8/3, no espaço Cidade da Criança do Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, com a presença das embaixadoras do projeto, a primeira-dama Onélia Santana, a vice-presidente da Fundação Beto Studart, Ana Studart, a presidente do Sinditêxtil/CE, Kelly Whitehurst, a presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará,  Nicolle Barbosa, do secretário de Saúde do Ceará, Henrique Javi e da diretora do Hospital, Marfisa Portela.

A iniciativa tem o objetivo de empoderar as mulheres, mães e acompanhantes de crianças atendidas no hospital, aprimorando suas habilidades para confecção de brinquedos com design, incentivando-as para o empreendedorismo.  O Projeto é uma das ações já posta em prática pela nova diretoria do Sinditêxtil.

A metodologia inclui workshops com diferentes momentos. Serão dez encontros e a reunião final, que serão realizados sempre às quartas-feiras à tarde. Na pauta, momentos com os profissionais, sensibilização das mães, criação dos brinquedos, transmissão de valores para as crianças com o Acrópolis, e, no encerramento, empreendedorismo com o Sebrae.

A vice-presidente da Fundação Beto Studart, Ana Studart, manifestou satisfação e alegria com o início do projeto. "Espero que as mães possam empreender com a habilidade de costura e confecção desses bonecos e que esses brinquedos também ajudem na recuperação e no tratamento dessas crianças", torce.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, acredita que a união de parceiros privados e públicos fizeram com que a nova Cidade da Criança fosse concretizada e que dentro dela pudesse acontecer as oficinas do Projeto Tecendo com Afeto. "As mães poderão sair daqui com filho curado após o tratamento e empreendedoras na sua cidade", acredita.

Kelly Whitehurst, presidente do Sinditêxtil, espera que os dois meses do projeto piloto possam ser multiplicados para outros espaços e comunidade da capital cearense.“O projeto oferece às mães condições para que elas mesmas confeccionem os brinquedos e levem afeto para os seus pequenos. O mais encantador da iniciativa é a transmissão de valores de mães para filhos e a sensibilização delas sobre o brincar e o carinho. Além disso, abrirá as portas para o empreendedorismo, que pode possibilitar renda extra para as que desejarem”, declara.

Alguns estilistas e profissionais de moda são voluntários no projeto, André Castro, Bruno Bandeira, Bruno Queiroz e David Lee, e a psicóloga Sabrina Borges. Muitos deles são premiados dos concursos Ceará Moda Contemporânea. Eles fizeram protótipos de ursos de pelúcia, fantoches e almofadas que vão servir de modelos para as mães produzirem.

Nova Cidade da Criança

Além do encontro inaugural, foi entregue o novo espaço da Cidade da Criança que faz parte do Programa Mais Infância. As crianças em tratamento no hospital contarão brinquedoteca, teatrinho, biblioteca e cabeleireiro.  Tudo comandado por uma Prefeitura, com apoio de parceiros públicos-privados como Sinditêxtil, Fundação Beto Studart, Módulos Home & Art, Colégio Christus, Paulino Cabeleireiros, M Dias Branco, Osterno Móveis e Instituto Unimed Fortaleza. O espaço fica no coração do Hospital entre o ambulatório e a emergência daquela unidade hospitalar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA