Presidente Beto Studart recebe diplomatas da Bélgica

O presidente da FIEC, Beto Studart, recebeu nesta sexta-feira (10/2), na Casa da Indústria, visita de cortesia do embaixador da Bélgica no Brasil, Dirk Loncke, e do cônsul geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier. Os diplomatas estavam interessados em conhecer o potencial da indústria cearense e conversar sobre as possibilidades de parcerias comerciais entre empresas belgas e cearenses. Participaram da reunião também o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, César Ribeiro, o superintendente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Eduardo Bezerra, e a coordenadora de Comércio Exterior da FIEC, Veridiana Grotti de Soarez.

Os diplomatas informaram que a Bélgica enxerga no Ceará potencial de cooperação nos setores de transporte, logística e energias renováveis. Antes da visita, eles conheceram o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e ficaram impressionados com a estrutura. “O porto da Antuérpia é o segundo maior da Europa e podemos contribuir para estreitar os laços entre os dois portos”, destacou o embaixador. O presidente Beto Studart declarou que a Federação está aberta para apoiar parcerias que fomentem negócios e o desenvolvimento das indústrias cearenses no mercado internacional. Na ocasião, o presidente foi presenteado com um livro sobre a história das relações entre Brasil e Bélgica e retribuiu com uma lembrança do Ceará.                    

A Bélgica foi o 10° país de destino das exportações brasileiras em 2016, com um volume de US$ 3,2 bilhões em vendas para o país europeu. Em relação às importações, o Brasil comprou em 2016 US$ 1,5 bilhões da Bélgica, que ocupou o 21°lugar no ranking dos principais países de origem das importações brasileiras.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA