Começam trabalhos para implantação de ações importantes do setor eletrometalmecânico

Para onde está caminhando a indústria cearense? Como chegar em um futuro com indústrias mais competitivas, sustentáveis e inovadoras?  As respostas estão perto de chegar e de maneira planejada dentro do Programa para Desenvolvimento da Indústria. O primeiro piloto já começou. Quase 60 especialistas entre professores e pesquisadores universitários, empresários, representantes do governo e do terceiro setor começaram hoje a definir os planos de projetos das ações prioritárias do Masterplan do setor eletrometalmecânico. A primeira reunião de trabalho aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27/1, na sede da FIEC, em Fortaleza. A gerente do Núcleo de Economia da FIEC, Beatriz Barreira, abriu o evento ao lado do líder do Programa para Desenvolvimento da Indústria e também presidente do SIMEC, Sampaio Filho.

No caso do ramo eletrometalmecânico, serão trabalhadas 31 ações prioritárias de um total de 394 filtradas das Rotas Estratégicas Setoriais a partir de três eixos de futuro para o ramo até 2025, como pesquisa e inovação, provedor de bens e serviços e cadeia produtiva com alcance global.

Na reunião de hoje, os especialistas que participaram ou não dos encontros das Rotas Estratégicas foram divididos em quatro grupos temáticos: Capital Humano e RH; Mercado e Gestão; Política de Estado; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). De posse dos documentos das Rotas Estratégicas Eletrometalmecânico e do Mapa de Caminhos para o futuro do setor, eles vão transformar as ações em planos de projetos por meio das metodologias do Modelo de Negócios Canvas e Design Thinking.

Beatriz Barreira agradeceu a presença de todos e disse que o Masterplan está contando com um capital humano bem valioso e qualificado. Ela complementou dizendo que a tarde de trabalho será conduzida por colaboradores do Núcleo de Economia e da empresa Táquion. "Além de colocar em projetos as ações prioritárias que foram ditas e concluídas nas rotas, a FIEC vai implantar e monitorar o processo. Ou seja, inspirado na experiência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a FIEC estabeleceu o seu modelo ousado de condução e implantação do Masterplan", esclarece Barreira.

A analista do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Edvânia Brilhante, fez um panorama geral do que é o Programa para Desenvolvimento da Indústria e fez a apresentação geral sobre o Masterplan do setor industrial eletrometalmecânico, elaborado pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC. "Após estabelecer os planos de projetos, vamos executá-los ainda nesse ano de 2017. Para isso, teremos indicadores de desempenho para monitorar os resultados esperados", situou os presentes.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA