Embaixador da Alemanha no Brasil visita a FIEC

Em sua primeira visita oficial ao Ceará, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, reuniu-se nesta quinta-feira (26/1) com o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, para conhecer as potencialidades da indústria cearense e as oportunidades de parceria entre a Alemanha e o Ceará. O dirigente da FIEC apresentou as Rotas Estratégicas e o Programa para Desenvolvimento da Indústria e destacou o setor de energias renováveis como um dos mais propícios para a realização de alianças entre as empresas cearenses e alemãs.

“A Alemanha tem muito a nos oferecer e as nossas indústrias podem evoluir com a importação de tecnologia e equipamentos alemães. A Federação está de portas abertas a contribuir no que for possível para viabilizar essa aproximação”, declarou Ricardo Cavalcante.

O embaixador explicou que a visita ao Ceará objetiva a promoção da cooperação científica entre o Nordeste do Brasil e a Alemanha, sobretudo nas áreas de bioeconomia, energias renováveis, eficiência energética, pesquisa marítima, treinamento profissional, expansão e diversificação do comércio entre os estados nordestinos e a Alemanha, fluxos de investimentos, bem como a intensificação na cooperação com as pequenas e médias empresas e apoio a promoção do idioma alemão nas escolas brasileiras.

Participaram da reunião também a cônsul geral da Alemanha em Recife, Maria Könning de Siqueira Regueira, o cônsul honorário da Alemanha para os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Hans Juergen Fiege, o superintendente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Eduardo Bezerra, o presidente do Conselho Temático de Relações Internacionais da FIEC (Corin), Marcos Veríssimo de Oliveira, e a coordenadora de comércio exterior do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Veridiana Grotti de Soarez. 

A agenda do diplomata no Ceará começou ontem em uma reunião com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Hoje ele ainda tem encontro com o governador Camilo Santana e fará visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Também participa de reunião com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Ceará, na sede da FIEC, para conhecer estudo realizado por consultores alemães e o professor da UFC, Osvaldo Carioca, sobre a situação de resíduos sólidos no Estado. Amanhã, o embaixador retorna à Brasília.     

Georg Witschel assumiu a embaixada da Alemanha no Brasil em setembro do ano passado. Anteriormente representou a Alemanha em Israel, na Eslovênia e nas Nações Unidas em Nova Iorque. Foi embaixador no Canadá, na Indonésia e no Timor Leste. “O Brasil é parceiro estratégico para a Alemanha. As relações entre o Brasil e a Alemanha são sólidas e multifacetadas. Quero muito contribuir para intensificá-las ainda mais. Esta visita ao Ceará é importante para que eu possa conhecer pessoalmente as instituições e as autoridades locais”, afirmou o embaixador.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA