Ricardo Amorim prevê crescimento da economia acima das expectativas para os próximos anos

O economista Ricardo Amorim foi palestrante da noite de terça-feira (24/1), durante a realização de mais uma edição do Fórum Ideias em Debate da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Empresários, formadores de opinião e estudantes lotaram os auditórios e pátio externo do térreo da Casa da Indústria para acompanhar a palestra, que teve como tema “Tendências da economia do Brasil de um novo tempo”. A mediação do debate foi do jornalista Jocélio Leal, do Jornal O Povo.

O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o evento em tom positivo, reafirmando que os empresários e industriais estão começando um ano diferente, com humor e crenças diferentes. "Da mesma forma que em 2016 ouvíamos pensamentos pessimistas e contundentes aqui no Ideias em Debate, agora precisamos ouvir a esperança para que possa nos embalar e dar a percepção de que o Brasil tem jeito. Por isso convidamos o Ricardo Amorim para nos transmitir o seu otimismo realista a fim de que em 2017 possamos partir para cima com sugestões de soluções dos problemas econômicos e políticos", ressaltou.

Em tom otimista, Ricardo Amorim disse que crises fazem parte da economia de todos os países, e que acabam. "Os ciclos mais curtos tem três anos e os mais longos, oito anos. Já estamos no sexto ano em que o desempenho da economia fica abaixo da expectativa. Já estamos na fase do ciclo onde as surpresas serão para melhor. O crescimento da economia será acima das expectativas". Em breve, afirmou o economista, virá a fase das oportunidades, e os que sabem disso antes dos outros é que poderão aproveitar. Segundo ele, se forem aprovadas as reformas necessárias ao crescimento do país - reforma da previdência, em especial - cerca de 30 a 35 milhões de pessoas estarão na classe média nos próximos 10 ou 15 anos, pois o país voltará a crescer devido ao ajuste das contas. Dessa forma, concluiu, também devem crescer a economia, o consumo e a indústria. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA