SENAI/CE e CSP assinam convênio para capacitar jovens em São Gonçalo do Amarante e Caucaia

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está dando continuidade à parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE) para capacitar, desta vez, exclusivamente jovens das comunidades vizinhas à usina nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. O convênio para o Programa Jovem Aprendiz CSP, que terá foco em siderurgia (operação e manutenção) e destinará somente neste ano mais de R$ 1 milhão para treinamentos, foi assinado nesta quinta-feira, (19/1) entre os presidentes da siderúrgica, Eduardo Parente, e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, e do diretor regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda.

O Programa Jovem Aprendiz CSP é parte do compromisso da empresa de desenvolvimento social e econômico na região. Serão cerca de 70 aprendizes sendo capacitados a cada ano, e a admissão da primeira turma está prevista para o próximo mês de março. A carga horária será de 520 horas/aula teóricas e 520 horas de prática profissional nas áreas da companhia, totalizando 1.040 horas/aula, o que corresponde a 8 horas diárias, respeitando todas as determinações da Lei da Aprendizagem (Lei Federal nº 10.097/2000).

Tendo como público-alvo  jovens de 18 a 24 anos, os interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz CSP podem fazer suas inscrições a partir de amanhã até o dia 10 de fevereiro, por meio do site da CSP  ou preenchendo a ficha diretamente na sala do SENAI em São Gonçalo do Amarante (Rua das Cerejeiras, s/n, bairro Palestina, em frente ao Hospital Geral Luiza Alcântara Silva) e no Sine Pecém (Rua Francisco Cândido, s/n, Pecém, São Gonçalo do Amarante).

Após passarem por um processo de seleção, os jovens inscritos vão ser capacitados nas atividades de Operador de Processos Siderúrgicos e Operador de Manutenção Eletromecânica. A formação acontecerá nas dependências da CSP, com aulas teóricas ministradas pelo Senai-CE e prática profissional sob a responsabilidade de orientadores da empresa. O aprendiz terá uma vivência, em profundidade, das rotinas, processos e procedimentos da CSP, experiência que não obteria apenas em um curso técnico.

O presidente da FIEC, Beto Studart, manifesta satisfação como empresário e cidadão cearense em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Ceará."Temos que verbalizar sempre a importância da CSP. Desde que chegou, a Companhia muda a natureza do cearense no que se refere ao conhecimento, intelectualidade, empreendedorismo e poder de compra. Nesse sentido, tenho apoiado parcerias que mudem a vida dos cearenses. Estamos fazendo com que trabalhadores sejam qualificados aqui e que possam contribuir com o crescimento do seu estado da mesma forma que a CSP também leva cearenses para se qualificar na Coreia e voltar", destacou.

O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, considera o convênio como um momento importante no histórico de sucesso das parcerias entre a CSP, SENAI e FIEC. "Assinamos um convênio para qualificação de 350 alunos em cinco anos. É uma demanda existente no mercado e teremos a oportunidade de atendê-la dentro da CSP, com aulas teóricas e práticas, usando os simuladores da empresa. Isso demostra que a CSP reconhece o trabalho do Sistema FIEC em outras oportunidades como na qualificação de mão de obra para primeira fase de operação da CSP e no Programa Janela de Oportunidades para recolocar no mercado de trabalho dos trabalhadores que ajudaram a construir a Companhia", reforça.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA