SIMEC anuncia primeira reunião de trabalho do Masterplan eletrometalmecânico

A primeira reunião de trabalho do Masterplan da indústria eletrometalmecânica do Ceará será realizada no próximo dia 27/1, na sede da FIEC. O anúncio foi feito pelo empresário e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (SIMEC), Sampaio Filho, nesta segunda-feira(9/1), durante a primeira reunião mensal do ano do Sindicato na cobertura da FIEC. Assim como aconteceu no Projeto Rotas Estratégicas, o SIMEC será o piloto também do Masterplan, etapa seguinte das Rotas.

A analista do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC , Edvânia Brilhante, fez a apresentação sobre o Masterplan do setor industrial eletrometalmecânico, elaborado pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC. O Masterplan é o projeto de desenvolvimento e implantação do portfólio de ações das Rotas Estratégicas Setoriais, que faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria. O objetivo é contribuir para a competitividade dos setores estratégicos do Ceará. Na primeira reunião será entregue aos empresários e especialistas uma agenda prioritária de ações.

No caso do ramo eletrometalmecânico, serão trabalhadas 31 ações de um total de 394 elencadas nas Rotas a partir de três eixos de futuro para o ramo até 2025, como pesquisa e inovação, provedor de bens e serviços e cadeia produtiva com alcance global. Os empresários e especialistas serão divididos em quatro grupos temáticos. Inspirado na experiência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a FIEC estabeleceu o seu modelo ousado de condução e implantação do Masterplan. "Nas reuniões de trabalho, vamos entregar uma agenda prioritária de ações e projetá-las em um modelo Canvas de Negócios" esclarece Brilhante.

Procompi

O presidente Sampaio Filho aproveitou a reunião para fazer o convite para o lançamento do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), no próximo dia 25, na FIEC. Na primeira etapa desse ano, o SIMEC aprovou e teve contemplados dois projetos com recursos financeiros para realização de consultorias e palestras.

" As empresas envolvidas nos projetos aprovados poderão fazer uso do dinheiro do Procompi para implantar seus projetos ISO 9001", sugere Sampaio.

Panorama

Ao final da reunião, o economista Ênio Leão, da Empresa Arêa Leão Advogados Associados, apresentou o panorama econômico com dados para 2017 e deu alguns conselhos para os empresários do ramo eletrometalmecânico presentes à reunião. "Temos que inovar e apostar na tecnologia para fazer mais por menos nesse momento de incertezas políticas e econômicas. Assim, a indústria volta a operar positivamente e a economia retoma o crescimento. Porém, a médio prazo, teremos que enfrentar ainda a ressaca dos números negativos da economia e aguardar que as reformas encaminhadas pelo Governo ao congresso cause efeito no mercado. Enquanto isso, prepare sua empresa. Temos que ser otimistas.", aconselha.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA