Prefeito Roberto Cláudio lança certificação Fator Verde e novos serviços do Fortaleza Online na FIEC

A partir de agora, emissões de Licença Ambiental Simplificada para Construção Civil e de Alvará de Construção Regular poderão ser feitas virtualmente. Os dois serviços passam a compor este mês o Programa Fortaleza Online, que permite acessar  documentos e licenças online. O anúncio foi feito hoje (10/1) pelo prefeito Roberto Cláudio, durante evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

“Nos tempos de hoje não se justifica um empreendedor ter que ir 15, 20 vezes na semana resolver alguma coisa na Seuma, perdendo tempo, pedindo favores. Precisamos tornar esse processo mais impessoal e profissional. Hoje, o que tempo perdido com a análise de um projeto, vamos perder fiscalizando o que foi declarado”, afirmou o prefeito.

Na oportunidade, foi lançada ainda a Certificação Ambiental Fator Verde, selo que possibilitará que o Município certifique construções sustentáveis, com o objetivo de alcançar índices de sustentabilidade de construções e uma melhoria na qualidade de vida urbana. “Diferente de outros selos, que são caros, essa certificação serve para todo e qualquer cidadão. É um progresso em termos de acessibilidade”, esclareceu a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz.

O Fator Verde será concedido pela Prefeitura em quatro níveis: bronze, prata, ouro e diamante. A avaliação será realizada segundo 45 critérios, sendo 12 obrigatórios e 33 opcionais, distribuídos em seis fatores: Cidade Sustentável, Hídrico, Ambiente Saudável, Energético, Materiais e Resíduos e Social. Entre os aspectos a serem analisados para a concessão da certificação estão o acesso ao transporte público, gentilezas urbanas, iluminação natural e captação de águas pluviais. 

Na próxima segunda-feira (16/1), acontecerá na FIEC um seminário para detalhar tecnicamente os projetos apresentados. A equipe da Seuma orientará o público sobre todos os procedimentos, para que os empresários passem a usufruir da facilidade o mais rápido possível.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA