Revista da FIEC destaca parceria com o Sebrae de fortalecimento da indústria

A edição de novembro da Revista da FIEC traz uma reportagem especial mostrando como a força da parceria é fundamental para a conquista de resultados. Em conjunto com seu Núcleo de Expansão Industrial (Nexi) e do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), a FIEC tem reunido demandas dos sindicatos filiados, alinhado parcerias e organizado ações visando a melhoria da competitividade dos negócios. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem sido o principal parceiro nessas ações visando aumentar a competitividade das empresas.

Também nesta edição, uma pesquisa do SENAI aponta que o Ceará terá de qualificar 378.367 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. Esses profissionais trabalham na indústria ou em atividades de serviços ou comércio que atendem direta ou indiretamente ao setor industrial. Muitas dessas vagas serão oferecidas em empresas e construtoras localizadas dentro ou no entorno do Complexo Industrial Portuário do Pecém, em Fortaleza, Eusébio, Maracanaú e em municípios do interior do estado, como também em empresas na área de Energias Renováveis.

O leitor ainda conhecerá a Bússola da Inovação, documento construído pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC a partir de diagnóstico realizado em diversas empresas. De acordo com o estudo, de forma geral, as indústrias cearenses investem em práticas de incentivo à inovação internamente. Isso é especialmente importante, revela o estudo, porque, ao criar ferramentas sistemáticas e dinâmicas de participação dos colaboradores, a empresa passa a estabelecer canais de troca de conhecimento e estimula a expressão de talentos que ampliam as possibilidades de inovação, gerando benefícios e vantagens competitivas para processos produtivos e produtos finais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA