IEL/CE entrega pesquisa sobre reuso de água na indústria para Cagece

Na tarde de ontem (14/12), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), entregou para a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) a pesquisa “Água recuperada para a indústria”. O objetivo do estudo é visualizar o cenário de reuso industrial da Região Metropolitana de Fortaleza e criar discussões para discutir o tema. A pesquisa foi contratada pela Cagece, por meio da Infinity Tech – Engenharia e Meio Ambiente. Participaram da equipe de campo dez colaboradores do IEL. A coleta de dados começou em junho de 2015 e terminou em outubro desse ano. Noventa e cinco indústrias foram ouvidas, entre elas: Coca-Cola, M. Dias Branco e Vicunha Têxtil.

Para o superintendente do IEL, Ricardo Sabadia, a pesquisa veio em um momento muito especial, pois trata de um assunto atual e preocupante para o Estado: a seca.

De acordo com André Schramm, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica da Cagece “esse estudo não é o fim, é o meio. Vamos fechar os dados dessa pesquisa-base com outras informações da Cagece e do Estado para ter o cenário de reuso industrial, geo referencial dentro da grande Região Metropolitana de Fortaleza. Com isso, na concepção das estações de tratamento de esgoto, idealizar possíveis linhas de reuso para abastecer grandes conglomerados de indústria”, afirma.

O gerente disse estar contente com o resultado do trabalho feito pelo IEL. “Isso é muito nobre. Admiro a segurança da informação, o sigilo e o compromisso de vocês”, diz.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA