Parceria entre Sejus e Senai capacita mais de 60 egressos para o mercado de trabalho

Sessenta e dois egressos do sistema prisional cearense receberam os certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (SEJUS). A solenidade de conclusão das aulas dos alunos matriculados em cinco turmas nas áreas do vestuário e da construção civil ocorreu na unidade do SENAI em Parangaba, na tarde desta terça-feira (13/12), com as presenças do diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e do secretário executivo da SEJUS, Pedro Brito, que representou o secretário Helio Leitão no evento, e da coordenadora do Sistema Penal do Ceará (Cosipe), Cristiane Gadelha.

O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, destacou que das grandes ações feitas pela instituição em 2016,  a cooperação técnica para qualificação profissional dos egressos do sistema penitenciário do Estado é uma delas. "O presidente da FIEC, Beto Studart, acreditou e apoiou a ideia de fazer esse piloto como forma de dar essa contribuição social do Sistema FIEC para que os egressos possam regressar ao mercado de trabalho. Encaminharemos os nomes dos alunos para os sindicatos da construção Civil e do vestuário para que possam ver a possibilidade de aproveitamento dessa mão de obra", adiantou.

Cristiane Gadelha, coordenadora da Cosipe, afirmou que os formandos poderão ter acesso ao mercado de trabalho por meio da possibilidade de implantação de cooperativas, ou mesmo serem contratados pelo Estado através da Lei de Reserva de Vagas para Egressos, assinada pelo governador Camilo Santana. "O SENAI agiu com profunda responsabilidade social ao investir recursos humanos e financeiros para qualificar os egressos e deixá-los prontos para que serem inseridos no mercado de trabalho, afastando-os da falta de oportunidades", reconhece. O secretário executivo da Sejus, Pedro Brito, informou que a Secretaria pretende continuar a cooperação técnica com o SENAI em 2017. "Estamos prospectando a possibilidade de qualificar mais 100 egressos do sistema penitenciário e  trabalhando na perspectiva de triplicar a quantidade de alunos qualificados", revela.

O aluno Ananias Jerônimo do Nascimento falou em nome dos concludentes. "Muitas pessoas acreditaram na nossa mudança de vida. E a mudança só vem com tomada de atitude. Nunca pensei em estar aqui nesse momento em frente de autoridades. Com esse reconhecimento, vamos longe e seremos vencedores", vibra. Na solenidade, foram entregues certificados simbólicos e tirada a foto oficial. Os certificados oficiais dos formandos serão entregues no próximo dia 20 de dezembro na Sejus.


Saiba mais:
Os egressos do sistema prisional assistiram aulas para formação em pedreiro de alvenaria, carpinteiro de obras, armador de ferro e costureiro industrial do vestuário. As cargas horárias variaram entre 160 e 230 horas e foram disponibilizadas 100 vagas. Todos aos alunos receberam material didático, fardamento e infraestrutura necessária para realização dos cursos. As qualificações são fruto do segundo convênio firmado pelas instituições(SENAI e SEJUS) dentro do Pacto por um Ceará Pacífico.


A regulamentação da lei nº 15.854/15 prevê que um percentual entre 3% e 10% de vagas dos contratos firmados com o Governo do Estado seja destinado aos presos em regime semiaberto, aberto e livramento condicional, e também aos egressos do sistema penitenciário. Pensando nessas vagas, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio de parcerias com o setor público e privado, possibilita conhecimento para que essa mão de obra seja qualificada. Um dos parceiros da Sejus que auxilia nessa capacitação é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA