Indústrias cearenses são atendidas pelo programa Design Export

Seis indústrias cearenses foram selecionadas para participar da segunda edição do programa Design Export, uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD). Serão beneficiadas ao todo 108 empresas de todo o país. O programa oferece apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de produtos e embalagens de bom design voltados ao mercado internacional. Na edição anterior, o Ceará não havia sido contemplado.   

O empresário Paulo Carvalho, da Caju Cardeal, tomou conhecimento do programa pela FIEC e não hesitou em candidatar-se à seleção. O objetivo da empresa, segundo ele, é adequar as embalagens dos produtos ao mercado externo para impulsionar as exportações. Hoje, a empresa ainda não exporta, mas a ideia do empresário é, em breve, ingressar no mercado internacional para tornar o seu negócio mais competitivo.

“Precisamos de adequação tanto estética, visual, quanto técnica, funcional. Estamos muito satisfeitos porque, pelo porte do meu negócio, não teríamos condições sem a ajuda do programa de bancar uma consultoria para ter esse serviço”, afirmou.   

A Movenord é outra empresa selecionada para o projeto. O empresário Fernando Santos diz que a empresa está focada em ganhar espaço no mercado internacional e o design é fundamental. “Alguns países querem adaptações ao nosso produto. Para sermos competitivos temos que buscar esse diferencial”, opina.

Além da Caju Cardeal e a Movenord, as outras empresas cearenses participantes do projeto são Jacaúna Móveis, Osterno Móveis, Redes Isaac e Ramalho Têxtil.  

O Centro Internacional de Negócios da FIEC foi a entidade local que articulou a divulgação do programa entre as indústrias cearenses, tendo promovido um evento de lançamento do programa em agosto. O objetivo do Design Export é levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos e embalagens utilizando o design como uma das ferramentas.   

Para executar o programa no Ceará, a Apex-Brasil e o CBD credenciaram o Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do SENAI – CETIS. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e o apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado.

O projeto é baseado na metodologia Design na Prática©, que visa facilitar a inserção do design nas indústrias e alavancar uma postura empresarial inovadora. A metodologia do programa Design Export é acessível e clara permitindo que a empresa seja orientada a descobrir o passo a passo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design, e assim possa fazê-lo constantemente e de forma autônoma.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA