SESI/CE forma jovens da turma 2016 do Projeto Vira Vida

Lucas Wisley Lauriano Lima, de 17 anos, trabalhava em um supermercado como entregador de água mineral no bairro Jardim Guanabara, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Trabalhava, mas não estudava. O Conselho Tutelar soube da situação e pediu para que ele saísse do trabalho sem perspectiva. "Fui encaminhado para o Vira Vida no SESI Parangaba. O projeto tirou minha timidez e mudou minha vida. Hoje trabalho formalmente na Casas Freitas e ficarei lá até agosto de 2017. Agora penso em terminar o Ensino Médio, fazer outros cursos, e ingressar na faculdade" planeja.

Brenda Queiroz da Silva, de 22 anos, diz que estava meio perdida em relação a sua vocação profissional. " Entrar para o Vira Vida foi um sonho e me abriu muitas portas. Quando iniciei no programa queria mudar minha vida pessoal e profissional. Hoje trabalho na indústria Ypióca Diageo como responsável por fazer pedidos de compras para empresa nas partes administrativas e financeira. Penso em estudar e fazer cursos técnicos ou superior na área de administração. Sou muito grata pelo Vira Vida. Vou levar esse nome para onde for", reconhece.

Lucas e Brenda são dois dos 83 jovens que se formaram na turma de 2016 do Projeto Vira Vida. De becas roxas, eles celebraram a formatura durante solenidade realizada segunda-feira, 12/12, no SESI Parangaba. Comemoraram ao lado de amigos, familiares e parceiros do Projeto. Quase 100% dos formandos (em torno de 72) já foram inseridos no mercado de trabalho, como aprendizes ou estagiários nas áreas administrivas e de vendas. Eles permanecem nas empresas pelo menos até 2017.

O momento foi de muita emoção e alegria. Os formandos cuidaram de tudo. Conduziram o cerimonial e até confeccionaram o painel que serviu como plano de fundo do evento. A gerente da unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará (UNEC), Sônia Parente, fez um balanço do Projeto em andamento no Ceará desde 2008. " A semente plantada há oito anos germinou e transformou-se em vários jovens (mulheres e homens) inseridos socialmente no mercado de trabalho" comemora.

Geísa Costa, mãe de um dos formandos, o jovem Yago Costa de 17 anos, falou com orgulho da virada de vida que o projeto estimulou em seu filho. "O Yago cresceu muito como pessoa e hoje trabalha, estuda e até assumiu e cuida muito bem da filha dele. Hoje é um homem formado", admira.

A gerente de Recursos Humanos da Freitas Varejo, Adriana Gurgel, deu um depoimento em nome da empresa parceira do projeto. Ela ressaltou a ótima interação com os profissionais do Vira Vida para o encaminhamento desses jovens ao mercado de trabalho sem esquecer das necessidades de mão de obra das empresas. "A empresa sempre apoiou a inclusão social por meio da diversidade de jovens no quadro de colaboradores. Uma diversidade que se soma ao negócio e traz ganhos de competitividade", esclarece.

Sabe a aluna Brenda que relatou a sua história no Vira Vida no começo desse texto? Pois bem, ela falou aos presentes em nome dos formandos e emocionada revelou que a perda dos pais e a separação dos irmãos a estimulou a dar a volta por cima.

Ao final, parceiros e professores foram homenageados com presentes e foi feita uma entrega simbólica dos certificados e tirada a foto oficial de formatura. Três jovens formandos tocaram e cantaram para os amigos e convidados enquanto um coquetel coroava o evento comemorativo.

Saiba mais
O ViraVida é um dos exemplos bem-sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens. O programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, apoia meninos e meninas, com idade entre 16 e 21 anos, que passaram por alguma situação de vulnerabilidade.

O programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades, abordando temas como cidadania, saúde, direitos humanos e orçamento familiar, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. O Vira Vida atende mais de cinco mil jovens no Brasil, em 26 cidades. No Ceará, já foram atendidos mais de 700 jovens, em 33 turmas formadas, com um índice de empregabilidade posterior entre 79%. e 87% com 27 empresas participantes. No Estado, são parceiros outras instituições do Sistema S, como o SENAC, e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado.

Na entrada do evento de formatura da turma de 2016, ex-alunos relatavam e mostravam fotos das experiências das turmas de 2208/2009; 2010/2011; 2012;2013/2014.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA