[Discurso] Jorge Parente Frota Júnior

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA FIEC, DR.JORGE PARENTE FROTA JÚNIOR, POR OCASIÃO DA  IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA FORMAÇÃO CIDADÃ E INSTALAÇÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ.
FORTALEZA, 13.09. 2002.

Boa noite a todos, eu gostaria de saudar a mesa que foi recém formada na pessoa do  Excelentíssimo Senhor Governador Beni Veras, que mais uma vez nos dar a honra e a satisfação de sua presença aqui conosco. Saudar também a Professora Lindalva Pereira do Carmo, Subsecretária de Educação, o doutor Marcondes Rosa, Presidente do Conselho de Educação do Ceará, o empresário e querido amigo José Carvalho Rocha, Presidente da Câmara de Ensino Superior das Faculdades Particulares do Ceará, que é uma das realizações desta noite aqui desse evento, o doutor Roberto Cláudio Frota Bezerra, ele costuma dizer sempre quando vai me apresentar que tem uma semelhança entre nós, que nós somos, é, o nosso neto é o mesmo... (inaudível)...
Minhas senhoras e meus senhores, queria saudar todas as mulheres aqui presentes na pessoa da dona Vânia Dummar, que é a Coordenadora do Grupo de Ação Social, que é a grande idealizadora e gestora desse evento. Devo dizer a grande satisfação que nos cabe nesse momento, como Presidente da FIEC, que este é o último ato da nossa primeira gestão à frente desta casa, encerramos o mandato domingo, segunda-feira teremos um novo mandato, para o qual fomos eleito pela maioria expressiva dos companheiros que formam o setor sindical industrial do Ceará, com mais de 50% de diferença em relação aos nossos opositores e a satisfação porque estamos realizando um evento com cunho de responsabilidade social, coisa que iniciou-se no nosso processo de gestão, quando trouxemos para cá este conceito da responsabilidade social, saindo da linha dura do corporativismo que vinha se adotando nesta casa.
Também nos dá muita satisfação, realizar um evento interagindo com todas as universidades particulares do Estado do Ceará e com a presença na nossa mesa do magnífico Reitor Roberto Cláudio, representando a nossa Universidade Federal do Ceará, é outra participação marcante também na gestão nesses três anos, com essa interação com a academia, com as universidades.
Eu costumo dizer uma frase de Darci Ribeiro, grande antropólogo e orientador, que dizia que “poucas coisas são mais importantes para as mudanças da sociedade do que as universidades, do que as faculdades, porque através das ações ou inações dos seus sábios eruditos, as sociedades poderão ir melhorando ou piorando”.
Nesse momento eu acrescentaria a essa parte sacra do Darci Ribeiro que não só através de seus sábios eruditos as sociedades poderão ir melhorando ou piorando, como também através da ação dos universitários, dos alunos universitários, quando lançamos hoje aqui também destacavam esse projeto de formação cidadã.
Devo, nesse momento também render uma homenagem ao professor Marcondes Rosa, que me ensinou numa das nossas interseções nas universidades uma frase de Peter Ducker que é um guru dos empresários na formação de administração... (inaudível)... nosso governador Beni Veras, e o senhor Marcondes Rosa, num de nossos eventos, que eu gravei bem, o Peter Ducker nesse final de milênio, nesse milênio: o valor não está mais no campo, na agricultura, na pecuária, não está mais   na indústria, na transformação, não está mais no balcão do comércio, o valor está no conhecimento.
E agregarei também à frase de Marcondes Rosa, que me ensinou com Peter Ducker, o valor está no conhecimento e na transmissão de ação cidadã e social para a sociedade, coisa que estamos fazendo também neste momento. Gostaria também de enaltecer um artigo do Professor Tales Sá Cavalcante, denominado “O Homem”, que foi publicado na imprensa semana, onde ele alui que nos precisamos cuidar das crianças que não têm oportunidade na vida e que depois para ser homem precisariam dizer: “Eu cometi um roubo, eu fiz um crime, eu estou roubando porque sou um homem”. O professor, quando conclui o seu... (inaudível)... disse: “Eu... (inaudível)... ensinamentos, eu transferi ensinamentos para os meus alunos, portanto, missão cumprida”.
E para o doutorado, o doutor, o bacharel que ao concluir sua faculdade, ele diz: “Pronto, agora eu sou um homem, porque eu conclui o curso superior.” Não. O homem hoje pode ser a criança que não tem formação,  pode ser o professor, pode ser o bacharelando, mais mesmo assim o homem, ele tem que ter um comprometimento social, tendo essa visão moderna que nós vemos  que o mundo está atravessando.
Eu concluiria minhas palavras de abertura enfatizando mais uma vez a nossa satisfação e dizendo também que precisamos buscar novos rumos para a nossa sociedade e é com esse trabalho de formação cidadã e de responsabilidade social, onde o tipo de responsabilidade social é uma ação dos que têm mais, dos que têm mais, com aqueles que têm menos e sabem menos O capitalismo faliu por que foi forte na produção e fracassou na distribuição. O saciado socialismo também não foi para frente porque pregava a teoria da distribuição, mas fracassou na produção. Precisamos buscar novos caminhos para a humanidade, para corrigir a assimetria mundial através da responsabilidade social.
Muito obrigado a todos.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP