[Discurso] Jorge Parente Frota Júnior

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA FIEC, DR. JORGE PARENTE FROTA JÚNIOR, POR OCASIÃO DA ABERTURA DO EVENTO “2002 BRAZIL SUMMIT” "CÚPULA DO BRASIL 2002"
Fortaleza, 12.03.2002.

Representa uma distinção muito grande para o Estado do Ceará sediar esta 43ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do BID. E no ambiente externo à Reunião de Assembléia Geral, considero um destaque muito grande para a Federação das Indústrias do Estado do Ceará -FIEC acolher , juntamente com a Câmara Brasileira Americana de Comércio, de Nova York, e as Câmaras Americanas de Comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro, as distintas autoridades, companheiros empresários e representantes da sociedade, dos Estados Unidos e do Brasil, no evento de largo significado, que é o presente "2002 Brazil Summit".
Ressalto o crédito que tem a Câmara Brasileira Americana de Comércio, que de Nova York tomou iniciativa de entrar em contato com a FIEC, recebendo imediata adesão. Esta Federação das Indústrias oferece a sua contribuição aliando-se ao esforço comum de todas as organizações co-patrocinadoras desta importante reunião de empresários e autoridades governamentais.
Saúdo particularmente o Governador Tasso Jereissati, amigo e também companheiro da FIEC, em todos os momentos, e fortemente vinculado ao empresariado dos diversos setores da economia cearense. Saúdo o, Governador Hugo Napoleão, do vizinho Estado do Piauí e um reconhecido amigo do Ceará. Não se encontra neste momento entre nós o Ministro Martus Tavares, mas ressalto o seu trabalho em trazer para o Ceará esta 438ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do Bill. O Ministro é cearense não apenas por nascimento, mas também por um comprometimento sério com o desenvolvimento do Estado.
Externo, ainda, uma saudação particular ao Presidente Sérgio Millerman, da Câmara Brasileira Americana de Comércio. Nos Estados Unidos, onde está sediado, vem realizando um notável trabalho de aproximação dos empresários dos dois países. E no mesmo destaque particular, saúdo o Presidente Ele azar de Carvalho Filho, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. O BNDES tem uma de suas unidades de operação funcionando nesta Casa da Indústria, prestando serviços de expressiva magnitude. O Presidente Ele azar de Carvalho é, portanto, credor da nossa maior gratidão. E por reconhecer sua capacidade empreendedora, vejo nele o Dirigente capacitado a instituir no BNDES um novo programa, além dos existentes, direcionado a agilizar os procedimentos dos agentes financeiros do Banco, flexibilizando os requisitos de análise dos pleitos do setor produtivo e, assim, impulsionando as operações de comércio internacional através de linhas efetivas de financiamento.
Antecipo os agradecimentos a todos os Senhores Expositores e Debatedores deste intenso dia de trabalho. E com o calor humano próprio do povo cearense, dirijo-me às Autoridades e aos Companheiros Empresários - Americanos e Brasileiros -que conferem brilho ao evento deste dia. A todos, sem distinções, os melhores votos de boas vindas. A acolhida é igual para os que nos visitam pela primeira vez, como para os que já mantêm estreito entendimento com o nosso Estado e com esta nossa Casa da Indústria. Reconheço que no decorrer do cumprimento da agenda, as relações entre os Estados Unidos da América e o Brasil, resultarão fortalecidas.
Faço um destaque para a agenda da ALCA. Compreende um tempo muito curto de preparação do empresariado das regiões em desenvolvimento, como é o nosso caso, a fim de atuar no bloco econômico continental que se estrutura. Mas também configura um prazo muito curto para a negociação de normas seguras das relações que envolverão países de economia desenvolvida e países de economia emergente.
Para nós, os Estados Unidos constituem um grande aliado, nas exportações, como nas importações. Merecem relevo as transações com produtos dos setores têxtil, de calçados, de castanha de caju e de autopeças. A FIEC vem oferecendo suporte aos empresários através do Centro Internacional de Negócios -CIN, no qual funciona um Balcão NUSA, do Departamento de Comércio Americano. Na mesma perspectiva de trabalho, fortalecido por alianças estratégicas, Veirano & Advogados Associados e a FIEC têm a satisfação de anunciar, nesta reunião trabalho, o lançamento de Fazendo Negócios com o Ceará. Trata-se de um guia facilitador das relações empresariais com o nosso Estado. Estará disponibilizado em português, inglês e espanhol.
Manifesto irrestrita confiança no elevado nível das contribuições a serem aqui apresentadas e debatidas. Antecipo a convicção que o "2002 Brazil Summit" ficará na memória dos nossos países como um evento de ampla repercussão no presente e nos anos futuros à frente.
Obrigado.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP