[Discurso] Jorge Parente Frota Júnior

DISCURSO DO PRESIDENTE DA FIEC, DR. JORGE PARENTE FROTA JÚNIOR, POR OCASIÃO DA PALESTRA DO TENENTE BRIGADEIRO DO AR REGINALDO DOS SANTOS “CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA”.
Fortaleza, 28.01.2002.

Boa noite a todos. Queria saudar o Exmo. Senhor General Ulisses Lisboa Lannes, Comandante da 10a Região Militar, que, com muita satisfação, nós temos aqui essa parceria, dando seqüência e fortalecendo a FIEC com a 10a Região Militar; Exmo. Senhor ex-Governador Coronel Adauto Bezerra, a quem eu muito agradeço a presença aqui nesta Casa, que muito nos dignifica e honra; Exmo. Senhor Tenente Brigadeiro Reginaldo dos Santos, nosso palestrante de hoje; Exmo. Senhor ex-Ministro General Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira; Exmo. Senhor General de Divisão Francisco Batista Torres de Melo, a quem eu sempre denomino como um ícone da cidadania no Estado do Ceará; Exmo. Senhor General Cândido Vargas Freire, Secretário da Segurança Pública e Defesa da Cidadania do nosso Estado; Exmo. Senhor Coronel Manoel Ribeiro, Comandante da EAM; Exmo. Senhor Coronel Machado, Comandante da Base Aérea de Fortaleza; meu prezado e querido amigo, companheiro, Presidente da Federação de Agricultura do Estado do Ceará, José Ramos Torres de Melo, de quem, às vezes, o General Torres de Melo, irmão dele, tem ciúmes da minha amizade com ele, e meu prezado e querido amigo, companheiro aqui da Casa, Vice-presidente Humberto Fontenele; minhas senhoras e meus senhores.
Devo dizer que é motivo de muita satisfação para nós, que fazemos a FIEC, realizar um encontro, uma palestra, envolvendo, primeiro, pessoas ligadas às Forças Armadas, as Forças Armadas, que hoje são nesse país a maior fonte de referencia de seriedade, de compostura e de esperança, que nós podemos ter em relação a dias melhores no Brasil. Segundo, porque vamos assistir a uma palestra de um tema tão importante, relativo ao domínio espacial do Universo, já que nós temos dito aqui nessa Casa, desde que assumimos, que a configuração moderna que se tem hoje das discussões e do desenvolvimento de tudo que está em nosso entorno, não pode se cingir ao ambiente restrito de um setor da entidade de classe, como é o caso do nosso setor aqui, o setor industrial. Nós temos que procurar hoje interagir, articulados e com conexão com toda a sociedade em que vivemos e, nada mais justo do que procurar também discutir coisas estratégicas para o nosso país, um país que todos nós estamos acostumados a ouvir freqüentemente que é o país do futuro, o Brasil não é o país do futuro, o Brasil é o país do presente, mesmo porque os historiadores, os escritores, os técnicos, hoje, dizem que a velocidade com as coisas acontecem é rápida que o futuro é contemporâneo do presente. Então nós trouxemos aqui, no ano passado, já com o General Lannes, Comandante da 10a Região Militar, uma discussão ampla, profunda, sobre a Amazônia. A Amazônia, que é um dos celeiros da humanidade, que pertence a nós brasileiros, a Amazônia que é uma reserva estratégica de toda humanidade, com a sua biodiversidade vegetal e as suas reservas de água, são essas discussões, são essas plataformas, que nós, uma entidade moderna, tem que realizar, envolvendo a sociedade como um todo e buscando, com todos os agentes que formam o setor produtivo, o setor empresarial, o setor governamental, a sociedade de uma forma geral, em fim, todos os agentes que formam o tecido social de um país, discutir, buscando dias melhores para o nosso país e a Base Aérea de Alcântara é uma reserva estratégica que o Brasil tem, pela sua localização privilegiada no mundo inteiro, que possibilita que o Brasil também desfrute, na linha espacial, de uma reserva estratégica para a humanidade, tal a importância que o espaço aéreo hoje se reserva para o desenvolvimento da humanidade. Tenente Brigadeiro Reginaldo dos Santos, seja muito bem-vindo a nossa Casa e fique certo de que esta Casa dará seqüência as suas proposições, que aqui serão colocadas, com certeza, inteligentemente. O que precisar da nossa ação, como entidade de classe, para dar seqüência e reforçar uma defesa da ordem e da estratégia brasileira, o Senhor pode contar conosco, porque nós aqui daremos seqüência.

Muito obrigado a todos e tenhamos todos uma boa palestra do Brigadeiro Reginaldo dos Santos.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP