[Discurso] Luiz Esteves Neto

DISCURSO PROFERIDO PELO PRESIDENTE DA FIEC, DR. LUIZ ESTEVES NETO, POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA AO 42º ANIVERSÁRIO DA FIEC E ENTREGA PELA CÂMARA DOS VEREADORES DE FORTALEZA DA MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA AO DIRETOR HÉLIO GUEDES.
Fortaleza, 12.05.92.

Honra-nos a Câmara de Vereadores de Fortaleza com a realização de sessão especial nesta casa, objetivando a entrega de placa alusiva ao 42º Aniversario de -fundação da Federação das Indústrias, e especialmente, outorga da Medalha Boticário Ferreira ao Companheiro Hélio Guedes Pereira, Diretor desta Entidade e Presidente do Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café no Estado do Ceará.

A História da Federação das Indústrias, fundada no dia 12 de maio de 1950, por empresários da estirpe de Waldir Diogo de Siqueira, Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto, Pergentino Maia, Francisco de Assis Philomeno Gomes e José Teófilo Gurgel, os quais compuseram sua primeira diretoria, esta repleta, ao longo do tempo, de momentos e ações que retratam a abnegação desinteressada dos seus dirigentes em servirem a indústria e ao povo Cearense.

Muitos lideres empresariais, forjados na difícil tarefa de conciliar os fatores dificultadores do nosso desenvolvimento com as potencialidades flagrantes à possibilidade de progredir, sempre se fizeram presentes nas oportunidades em que o setor secundário da nossa economia reclamou o envolvimento de todos na procura das soluções dos seus problemas, que sempre foram muitos e desafiadores.

O nosso estatuto também consagra atribuições, na qualidade de órgão técnico e consultivo, à federação para contribuir com os poderes públicos, unindo esforços no encaminhamento de propostas que tenham por objetivos os interesses maiores do estado, da região e do país. E muitas vezes, fomos chamados para cooperar ou, de iniciativa própria, procuramos cumprir o nosso dever cívico.

Os Senhores Vereadores vêm tendo um papel destacado, paralelamente ao notável trabalho realizado pelo chefe da comunidade Fortalezense, Dr. Juraci Magalhães, o qual, sem o apoio coerente e objetivo da câmara, teria a sua tarefa de governar grandemente dificultada e, seguramente, não permitiria à coletividade experimentar a gama de serviços e obras que lhes estão sendo colocadas à disposição.

Administração pública do Estado e, particularmente, do município de Fortaleza, consagra os nossos homens públicos, projetando-o nacionalmente pelo zelo, respeito e parcimônia como tratam a coisa pública, fazendo com que o contribuinte sinta-se gratificado ao perceber que os tributos que lhes são cobrados, seguem a sua verdadeira trajetória, retornando à comunidade em forma de melhoramentos voltados para o atendimento das suas necessidades.

Se cada um procurar cumprir o papel que lhe esta reservado no seio da sociedade a tendência será a sempre vermos homens como Hélio Guedes, serem distinguidos pelos relevantes serviços prestados em todas as atividades e missões para as quais foi chamado a intervir.

Os empresários da indústria cearense, por nosso intermédio, agradecem aos Edis Fortalezenses o privilégio de os receber nesta casa, assim como ao seu presidente, Dr. José Maria Couto Bezerra pela oferta da placa comemorativa do aniversário da Federação e sentem-se orgulhosos da homenagem justa e oportuna conferida ao nosso companheiro Hélio Guedes, proposta pelo vereador Sérgio Benevides, com quem nos congratulamos.

Obrigado.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP