[Discurso] Jorge Parente Frota Júnior

DISCURSO DO DR. JORGE PARENTE FROTA, PRESIDENTE DA FIEC, POR OCASIÃO DA AULA INAUGURAL DOS CURSOS SEQÜENCIAIS DA UVA
Fortaleza, 04.09.2000.

Boa noite!

Exmo. Sr. Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Sr. Vasques;

Exmo. Sr. Dr. Marcondes Rosa, Presidente do Conselho Estadual de Educação;

Magnífico Reitor da Uva, Teodoro Soares;

Cel. Adir Sampaio, nosso parceiro, Comandante do Colégio Militar do Ceará;

Empresário companheiro Superintendente do SEBRAE, Dr. Régis Dias, sempre parceiro aqui da casa nesses grandes eventos, em prol da capacitação do meio empresarial do Ceará;

Minha companheira Vera Ilka, diretora do COMPI e do IEL;

Meu jovens.

A Federação das Indústrias acolhe com bastante satisfação e até entusiasmo, diria, essa noite aqui, quando daremos início aos cursos seqüenciais em parceria com a UVA.

A pouco menos de um ano atrás, quando nós assumimos a presidência da FIEC, nós deixamos claro no nosso discurso de posse, que uma das grandes preocupações que nós teríamos em nosso mandato seria trabalhar para capacitar, não só os colaboradores do Setor Industrial do Estado do Ceará (SFIEC), mas que a FIEC sairia do entabulo da indústria, e ela faria um trabalho de capacitação e treinamento para toda a sociedade cearense, tendo em vista que, nós vivenciamos hoje, um período onde o desemprego, graça no mundo inteiro, mas se nós tivermos capacidade e tivermos treinamento para enfrentar as novas demandas de empregos que vem por aí, e o estado do Ceará não é diferente, está sendo diferente do resto do Brasil, nesse sentido, com a grande atração de investimento que o Governo do Estado promove aqui no nosso Estado e a credibilidade do Governo Tasso Jeireissati. Então nós precisamos estar capacitados para responder, porque quem não tiver capaz não vai acompanhar as demandas do mercado de trabalho. Nesse sentido nós fomos procurados por todas as universidades do Ceará, com exceção da URCA-Universidade do Cariri, - que eu dizia a pouco ali, para o Dr. Marcondes Rosa - , que nós fizemos o nosso, na inauguração há 15 dias atrás, a Delegacia Regional da FIEC, lá no Cariri. Fizemos referência de que a URCA estava um pouco à margem desse processo de interação e de integração que a FIEC vem tendo com todas as universidades do Ceará e, as outras universidades e todas as universidades, sem exceção, claro que a URCA é exceção, nós temos mantido parceria em treinamento e capacitação.

Nesse momento aqui hoje, nós estamos dando início a uma capacitação em quatro áreas fundamentais, nos requisitos mundiais, que são, Recursos Humanos, voltados, inclusive, para a gestão, não adianta tecnologia se não tiver recursos humanos; da área de Comércio Internacional, que é um outro objetivo grande nosso aqui na gestão da FIEC, que é dobrar as exportações do Ceará nesses nossos três anos de mandato, as exportações do Ceará vem há seis estabilizado no mesmo nível, enquanto o Comércio Exterior, nos últimos quinze anos, praticamente esse quadro quase triplicou . Então é outro objetivo grande, então vamos ter um foco no comércio internacional.

Outro curso demandado é o curso de Turismo, o Ceará em sua vocação acentuada, e ainda hoje, almoçou aqui na FIEC, o Secretário de Turismo Raimundo Viana, com todo trade turístico do Ceará e na hora, na oportunidade do almoço, o Secretário se comprometeu a absolver todas as propostas da FIEC, que são as propostas do PLANEFOR para o turismo do Estado do Ceará, no restante desse ano e no próximo ano de 2001. E o turismo é uma atividade, como disse Domenico De Masi, que esteve aqui, o Sociólogo, Domenico De Masi, professor catedrático da Cadeira de Sociologia da Universidade de Roma, é a atividade que mais cresce no mundo. O Brasil hoje, ainda está incipiente na área de turismo, participa com apenas com 1.1% do movimento turístico internacional, e o Ceará está também engatinhando no turismo. Então, temos muito o que crescer em relação, primeiro as nossas vocações e segundo as potencialidades que o Ceará tem. Então, precisamos o que? Precisamos então capacitar as pessoas para que essa nova demanda de trabalho e de negócios que são gerados no mundo afora, que nós estejamos inseridos. Temos aí um aeroporto internacional fantástico, que foi construído pelo nosso Governador Tasso Jereissati, justamente sendo uma das pré condições para que o turismo tenha esse desenvolvimento no nosso Estado.

E a outra linha, é a linha de pequenas e médias empresas e, também, hoje, no Brasil a pequena e média empresa responde pela absorção de aproximadamente 70% dos empregos no Brasil. Então, se existe esse foco, nós vamos então procurar desenvolver treinamento e capacitação para essa demanda do setor da pequena e média empresa, procurando exatamente alocar mão-de-obra que é o nosso problema maior, e é o problema do mundo inteiro. Nessa oportunidade, em relação a pequena e média empresa, eu faço aqui uma alusão também, ao companheiro Régis Dias, que tem feito todo o esforço no sentido de que o SEBRAE chegue junto de todas campanhas que a FIEC tem feito.

Eu vou encerrar por aqui, porque eu vou ter que fazer um pronunciamento depois maior, vocês vão ter que me aturar durante uma meia hora ou quarenta minutos lá na frente, e eu agradeço a oportunidade e dou as boas vindas a todos e espero que tenhamos os cursos realmente adequados às necessidades da demanda de trabalho do Estado do Ceará.

Muito obrigado!

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP