[Discurso] Luiz Esteves Neto

Pronunciamento publicado em jornais locais no Dia da Indústria.
Fortaleza, 25 de maio de 1987.

Os industriais deste País encontram-se na atual quadra da economia brasileira em estado de completa perplexidade.

Tal perplexidade decorre da falta de um direcionamento para o sistema produtivo da nação brasileira. O Estado parece divorciado da Nação. E já se afigura uma conjunção de fatores que poderá levar o País a uma situação calamitosa.

A situação atual está levando a sociedade brasileira a um consenso: a insatisfação. Insatisfeitos estão os trabalhadores, os industriais, as donas de casa, o povo em geral. A economia marcha para um estágio de hiperinflação e recessão. Nada mais desastroso para o Brasil!

Se a falta de direcionamento faz com que todos os industriais do Brasil sintam-se sem meios de planejar seus movimentos, o que dizer dos industriais nordestinos e particularmente dos cearenses, quase todos pequenos e médios empresários, os quais são, na maioria das vezes, os mais sacrificados nas épocas de crise?

Ao longo de nossa história, tem o empresariado cearense emprestado o seu labor, sua inteligência, sua tenacidade, a causa maior do desenvolvimento do Ceará. Mas, por vezes, sente-se impotente ante às adversidades conjunturais. Entretanto também nos mostra a história que esse desfalecimento ó sempre momentâneo. Qual a Phênix, renasce das cinzas, se fortalece e alça voos mais altos.

Nesta metamorfose a FIEC tem desempenhado um papel fundamental, servindo como um “habitat’ natural para o surgimento dos empresários, unindo-os na busca pelas soluções duradouras.

Também neste momento, esta a FIEC cônscia de seu papel, como entidade voltada não só para o apoio ao industrial, mas como elemento catalisador das forças atuantes em todo o sistema produtivo, das forças políticas, técnicas e acadêmicas do Estado.

Por vezes, não somos entendidos pela classe governante, e nossas críticas não agradam aqueles com poder de mando. Isso não nos tem feito recuar em nosso propósito de bem servir a Nação.

Entretanto, este papel da FIEC ganhara maior   vulto se maior vulto tiver seu corpo de associados. A FIEC não é de uns poucos empresários do setor secundário. A FIEC é de todos os industriais do Ceará. E por isso, neste Dia da indústria, conclama a todos os industriais para que venham cerrar fileiras conosco, a fim de que, mais uma vez, vençamos a crise que abala a economia brasileira e possamos promover a recuperação da economia e da produção cearenses para a retomada definitiva do progresso e do desenvolvimento do nosso povo.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP