[Discurso] Jorge Alberto Vieira Studart Gomes

Meus amigos,

Desde o início deste ano de 2017, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará tem trabalhado com o conceito de "transformação". O vídeo há pouco exibido diz, de modo subjetivo, do nosso ideal de intervir com ações, para modificar o mundo em que vivemos. Nossa comunicação está baseada na frase: Transformar é nosso compromisso! Este lema traduz verdadeiramente a trajetória que temos traçado para a construção de uma FIEC mais forte, de uma indústria mais competitiva, de um Ceará mais desenvolvido, um Brasil melhor.

Transformar é sair da zona de conforto, é reagir, é agir com foco no futuro. E isso está demonstrado na noite de hoje; é simbólica a solenidade de abertura de mais uma edição da Feira Recicla Nordeste, que este ano acontece no ambiente de um Shopping Center. O grande evento comandado pelo amigo Marcos Albuquerque nos traz essa mudança, com a qual ganha em aproximar a população dos grandes temas tratados pelo Sindiverde, assuntos por demais caros ao presente e ao futuro.

A mudança que se exemplifica no Recicla Nordeste é mote para reverberar a mudança que se vivencia no ambiente da Federação das Indústrias.  A transformação se dá em nossa casa.

Temos implementado uma nova visão executiva das casas SESI, SENAI e IEL, fazendo dessas estruturas, máquinas enxutas e eficientes, resilientes para o enfrentamento de ameaças e possíveis impactos.

Aqui, vale o reconhecimento e o agradecimento a cada um dos Diretores da FIEC, cada um dos Presidentes dos Sindicatos Filiados, cada um dos amigos que compreendem o novo tempo e não somente apóiam, mas enfrentam as dificuldades do dia a dia, vivem a nova FIEC, "patrocinam" a nova maneira de operar a nossa instituição, fortalecendo a sua representatividade, qualificando a sua influência, e alcançando resultados positivos.

O trabalho de cada um dos nossos sindicatos é a nossa força, é o alimento que precisamos para continuarmos agindo firme em defesa da indústria e da iniciativa privada.

Amigos, me anima cada atividade que essas representações sindicais realizam para estimularem seus segmentos produtivos, e como temos sido felizes nessa trajetória. Mais recentemente, cito os eventos de moda promovidos em conjunto pelo Sindconfecções, Sindroupas, Sindtêxtil e Sindcalf para revitalizar essa cadeia produtiva no Estado. Outro exemplo importante foram os esforços do Sinconpe, Sinduscon e Sindenergia na condução de um debate para tratar sobre a reforma trabalhista. Ações como essas de alinhamento entre nossos sindicatos nos fortalecem como entidade e nos credenciam como representação.

Somos o que somos porque continuamos unidos. É essa união que personifica o nosso papel de entidade classista.


A FIEC é uma das mais importantes entidades de classe do Ceará porque sabemos nos manter alinhados e cientes da nossa representatividade e convictos da nossa união.

Esse reconhecimento não é atestado por mim, mas pela sociedade que nos admira pela história que construímos ao longo dos anos. Uma história reta, consistente, baseada em posicionamentos firmes sobre as questões mais relevantes, na política e na economia, seja em âmbito local ou nacional.

Isso me faz sentir orgulho de estar à frente dessa federação e me renova a cada momento em que podemos partilhar do sucesso de nossos filiados. Orgulho que faço questão de compartilhar com todos os que fazem a FIEC, companheiros tão especiais que permitem que façamos uma grande casa, uma gestão marcada pela compreensão da necessidade da remodelagem que o futuro exige.

São esses companheiros que se entregam para fazer junto com o presidente uma casa que é de todos, defendendo a indústria pelo que gera de resultados para o Ceará e para o Brasil, com pagamento de impostos e abrindo espaço para reflexão.

É por isso, amigo Marcos Albuquerque, que reafirmo uma certeza: o Brasil está entrando em um novo momento e o futuro se faz agora; se faz no dia-a-dia, onde você e o seu sindicato são exemplos claros como promotores de grandes transformações.

Amigos, vamos assumir nossa missão como pessoas que de fato fazemos esse país andar. Somos nós que movemos a economia; somos nós que produzimos; somos nós que geramos riqueza. É essa lida diária que vai nos garantir um país próspero, competitivo e inovador.

Ao ver um setor como o de reciclagem, por exemplo, vislumbro oportunidades infindáveis.


Estudos demonstram que, nos últimos 30 anos, o aumento do volume de lixo produzido mundialmente foi três vezes maior que o crescimento populacional e a maior parte desses resíduos é descartada em aterros.

Já vemos que ações nos animam em aproveitar isso como riqueza. Atualmente, 35% de todo o lixo gerado nas cidades europeias ganha vida nova e gera receita. A boa gestão de resíduos sólidos da União Europeia já representa 1% do PIB daquele bloco. Trata-se de um mercado que emprega 2 milhões de pessoas e rende 145 bilhões de euros por ano.

No Brasil, todavia, quase 170 milhões de brasileiros não são atendidos por coleta seletiva em suas cidades. Ou seja, mais de 80% dos brasileiros não têm como destinar resíduos para a reciclagem. Somente no Ceará, segundo o próprio Sindiverde, a perda de receita com esse desperdício atinge a casa dos R$ 200 milhões por dia.


Há, portanto, um mercado potencial a ser explorado e o segmento está ciente de sua missão nessa cadeia produtiva. Digo isso, porque o Ceará de hoje faz a diferença no Brasil. A harmonia entre o setor público e o privado é profícua e os frutos começam a surgir.

Meus amigos, finalizo parabenizando o Recicla Nordeste pela felicidade da escolha dos agraciados da noite.

Roberto Cláudio é uma liderança forte que deixa sua marca na história de nossa cidade como um dos mais eficientes gestores que passaram pela prefeitura de Fortaleza. Sua inteligência privilegiada, sua formação profissional, seu estofo cultural, seu patrimônio ético e sua capacidade executiva nos fazem projetar um futuro de grandes conquistas.

Nos anos vindouros, certamente a sociedade cearense ainda se beneficiará muito de tê-lo como personalidade pública, ocupando espaços mais meritórios.

Amiga Águeda, transmita ao Roberto o quanto, sinto-me bem em estar perto dele, pela sua forma fácil de discernir as coisas, pela sua leveza, sua simpatia, que me transmite tanta confiança.

O amigo João Carlos Paes Mendonça, empresário da mais alta estirpe, sergipano de origem, pernambucano como empresário, e cearense como empreendedor, nordestino, brasileiro, português, não se rende a fronteiras e empreende onde quer. Ao nosso Ceará, ao nos legar o Shopping Riomar, nos brindou com essa peça preciosa do varejo e gravou seu nome entre os grandes “forasteiros do bem”, como chamo aqueles que confiam no potencial econômico de nossa terra para empreender.

Nascido na Serra do Machado, tornou-se um homem rico por ser destemido, por ter “sangue nos olhos” e muita força para o trabalho.


Com o prestígio de privar de sua amizade, tive o privilégio de, a seu convite, acompanhá-lo em visita à Fundação Pedro Paes Mendonça, no povoado da Serra do Machado, município de Ribeirópolis, interior de Sergipe, e comprovar o valor do homem que cresceu na cidade pequena, conquistou o mundo pela sua própria força e oferece aos seus conterrâneos a oportunidade de crescer com Educação e envelhecer com dignidade. João Carlos é um exemplo a ser seguido!

Sobre Ricardo Cavalcante, meu amigo, meu irmão, meu braço direito no meu cotidiano institucional, e, pelo meu lado esquerdo, aí, na sua plenitude, porque é o lado do meu coração, que irriga a nossa amizade, o nosso carinho e respeito mútuo, e que guarda, como se um relicário fosse, confidências que poucos terão acesso.

Posso dizer que meus avanços enquanto presidente são consistentes por que contam com sua dedicação, companheirismo e, sobretudo com seu entendimento.



Destaco, além da amizade e lealdade, a sua inteligência, o seu poder de articulação, a dedicação aos interesses coletivos, o apego à família e aos que o cercam.

Você é daqueles que verdadeiramente transforma, que vive desprovido de interesses pessoais, que cultiva o crescimento da sociedade. Você é o meu irmão caçula, Se  adotado fosse, poderia ser chamado de Ricardo Cavalcante Studart.

Fiel às suas convicções, é um aliado de primeira hora e em quem posso confiar nos bons e maus momentos. Ricardo, toda homenagem a você será justa, todo elogio é correto, toda deferência a sua pessoa contará com meu entusiasmo. Estamos juntos, sempre estaremos!

Meu amigo Marcos, meus amigos que participam do Recicla Nordeste, desejo a todos muito sucesso nos trabalhos desses dias, que sejam proveitosos para a construção de um Ceará melhor.

Boa noite!

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP